UEL forma primeira turma de Pós-graduação em Treinamento Esportivo
UEL forma primeira turma de Pós-graduação em Treinamento Esportivo
Com duração de 18 meses, curso foi oferecido no formato síncrono remoto, com aulas online dadas às sextas e sábadosUm grupo de mais 120 profissionais de Educação Física que atuam em várias cidades paranaenses recebeu no último sábado (26) o certificado de conclusão do Curso de Pós-graduação em Treinamento Esportivo, realizado por meio de parceria entre a UEL e a Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES) – Paraná Esporte e Escola do Esporte. O curso teve duração de 18 meses, oferecido no formato síncrono remoto (com aulas online, ao vivo, às sextas e sábados), carga horária de 375 horas, envolvendo 37 professores de 19 Universidades brasileiras e até um convidado internacional.
O encerramento reuniu formandos, professores e representantes da SEES e da UEL no último sábado pela manhã, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), no Campus da UEL, para uma cerimônia que marcou a conclusão do trabalho. Estiveram presentes à formatura o vice-reitor da UEL, Airton Petris, o chefe do Escritório da Secretaria de Esporte em Londrina, Jeferson Gibelato, o coordenador da Escola do Esporte da SESS, Antonio Carlos Dourado, e o diretor do CEFE, professor Orlando Fogaça Junior.

Durante o encontro, foi lançado o livro “Treinamento Esportivo – formação de jovens esportivas e fundamentos de desempenho esportivo”, com 250 páginas, organizado pelos professores Hélcio Rossi Gonçalves e Helio Serassuelo Junior (Departamento de Ciências do Esporte). A obra reúne 10 artigos de autoria dos profissionais que concluíram a Pós-graduação, juntamente com os professores orientadores.
O curso de Treinamento Esportivo foi o primeiro da UEL oferecido no formato remoto síncrono. Segundo o coordenador geral da Pós-graduação, professor Hélcio Rossi, a experiência possibilitou que profissionais de diferentes regiões participassem das aulas, com acesso a um conteúdo específico e que vai impactar treinamentos e preparo de atletas com mais qualidade. As aulas ficaram a cargo de professores de Universidades do Paraná e de outros estados e contou com a participação do professor Julio Garganta, da Universidade do Porto (Portugal), considerado referência em organização e treinamento de equipes de alto rendimento, membro da comissão técnica da Seleção Portuguesa de Futebol, com passagens pelo festejado Barcelona, da Espanha.

De acordo com o professor, o público-alvo foram professores de Educação Física ligados a escolas públicas, além de profissionais que trabalham no treinamento de equipes de diferentes modalidades. O professor Helio Serassuelo Junior, coordenador pedagógico da Pós-graduação, explicou que o curso teve 195 horas de Formação Geral e duas ênfases – “Formação de Jovens Esportistas” e “Fundamentos do Desempenho Esportivo”, com 180 horas cada uma.
Próxima turma
Uma segunda turma deverá ser oferecida a partir do próximo semestre com duas ênfases – “Formação de Jovens Esportistas” e “Formação de Jovens Esportistas e Transtorno do Espectro Autistas (TEA)”. O cronograma de inscrições, seleção de candidatos e plano de atividades deverá ser divulgado posteriormente pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) e Departamento de Ciência do Esporte.