Laboratório de Biotecnologia recebe pesquisadora de Universidade da Colômbia

Laboratório de Biotecnologia recebe pesquisadora de Universidade da Colômbia

Pesquisadora investiga bactérias com potencial para atenuar contaminantes atmosféricos

A pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Biologia da Universidad de Antioquia, de Medellín (Colômbia), Luisa María Múnera Porras, conclui essa semana uma temporada de dois meses no Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LABIM) da UEL, considerado referência em bioinsumos, nutrição de plantas e desenvolvimento de produtos e processos para controle fitossanitário. A pesquisadora está terminando um Doutorado na área de Biologia, investigando bactérias com potencial para atenuar contaminantes atmosféricos, ou seja, desenvolvimento de processo natural que ajude o combate à poluição do ar.

Nestes quase 60 dias em que esteve em contato com a equipe do Labim, ela conseguiu avançar e concluir o sequenciamento do genoma de bactérias, dados que serão trabalhados nas próximas etapas da pesquisa. Segundo o coordenador do Labim, professor Admilton Gonçalves de Oliveira Júnior, a vinda da pesquisadora colombiana foi motivada por parceria científica existente entre a UEL e a Universidad de Antioquia.

O professor explicou que a vinda de Luisa reforça a característica internacional do Laboratório e das pesquisas realizadas por toda a equipe. No ano passado, eles receberam pesquisadores da Alemanha, Peru e outro colombiano, que vieram à Londrina dividir experiências e informações.

Genoma

A pesquisa de Luisa busca possíveis soluções para a poluição atmosférica de Medellín, agravada pela topografia da cidade, localizada em um vale, que favorece a retenção de poluentes (inversão térmica), aliada ao intenso tráfego de veículos e atividades industriais. A exposição constante à poluição é um fator de risco para doenças respiratórias.

Trabalho de sequenciamento genético foi feito com apoio da equipe de pesquisadores do Labim

Para avançar os estudos e concluir o sequenciamento do genoma de bactérias que podem ajudar a conter os impactos da poluição, ela contou com parte da equipe do Labim – João Paulo de Oliveira (bolsista de Doutorado da UFPR de Cornélio Procópio), Amanda Rodrigues (doutoranda em Ciência de Alimentos) e Rafaella Cardoso e Leonardo Alves (ambos Pós-doutorandos, bolsistas do Labim).

A pesquisadora elogiou a infraestrutura do Laboratório que reúne no mesmo espaço equipamentos e expertise para o desenvolvimento de estudos relacionados à biologia básica e aplicada, isolamento e sequenciamento genético e desenvolvimento de produtos de inovação.  

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.