Marta e Airton assumem gestão com compromisso de expandir UEL por meio do trabalho coletivo

Marta e Airton assumem gestão com compromisso de expandir UEL por meio do trabalho coletivo

Posse da nova Reitoria foi na última quinta (9), no Cine Teatro Ouro Verde, e contou com a presença de autoridades locais e estaduais.

Pedro Livoratti

Agência UEL


A reitora da UEL, professora Marta Favaro, e o vice-reitor, professor Airton Petris, tomaram posse oficialmente nesta quinta-feira (9) à noite durante solenidade de transmissão de cargo, no Cine Teatro Ouro Verde. A posse contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, reitores de Universidades públicas paranaenses, membros dos Conselhos Superiores da UEL, convidados e a comunidade universitária. Os novos gestores receberam simbolicamente os cargos dos professores Sérgio Carvalho e Décio Sabattini Barbosa para um mandato de quatro anos.

O termo de posse foi assinado pela coordenadora de Ensino Superior da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), Gisele Miyoko Onuki, representando o superintendente da SETI, professor Aldo Bona. O documento foi lido pelo coordenador de museus universitários da Seti, Renê Wagner Ramos. A transmissão de cargo foi presenciada pelos reitores de outras cinco instituições que formam o sistema público de Ensino Superior do Paraná – UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e UENP.   

Em seu discurso, a nova reitora ressaltou a importância da união de esforços para superar adversidades e expandir o nome da Universidade. “Defendo o trabalho coletivo como a marca da gestão e o compromisso de transformar essa grande instituição, para que a UEL seja reconhecida”, afirmou. A reitora afirmou que durante a campanha à Reitoria entendeu a necessidade de ser cada vez mais aprendente, um sentimento que atingiu capacidade máxima nas últimas semanas. Segundo ela, a Reitoria representa o seu maior desafio profissional, considerando que a Universidade é uma grande potência.

Reitoria eleita, Marta Favaro, discursa durante cerimônia de posse nesta quinta-feira (9), no Cine Teatro Ouro Verde.
Marta Favaro, reitora da UEL. Defesa do trabalho coletivo para o reconhecimento da Universidade (Agência UEL)

Ela citou conquistas das áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação como as 29 patentes obtidas no ano passado e o fato da UEL ser a primeira Universidade brasileira em igualdade de gênero, segundo Levantamento do Times Higher Education Impact Rankings 2022, divulgado no mês passado. A reitora lembrou ainda que, em 50 anos de atividades, foram entregues ao mercado de trabalho mais de 80 mil profissionais de várias áreas.

“A Universidade é maravilhosa e nosso desafio é a consolidação do ensino, pesquisa e extensão ainda mais articulados”, frisou. Ao final de sua fala, a reitora prestou uma homenagem à comunidade universitária entregando um presente para uma estudante de graduação e de pós-graduação. Também foram homenageados representantes dos professores e dos agentes universitários. A nova reitora da UEL apresentou sua equipe de Pró-reitores (veja no final deste texto).

Superação

O vice-reitor, Airton Petris, lembrou o trabalho realizado pela Universidade nos últimos dois anos, durante a pandemia do novo Coronavírus, que exigiu cautela e superação para a manutenção das atividades pelo modo remoto. “Fizemos uma mudança radical nos métodos e retomamos aulas presenciais no momento adequado. A Universidade não parou”, salientou. O vice-reitor afirmou que a decisão de sair candidato foi motivada por um sentimento de gratidão.

Vice-reitor eleito, Airton Petris, discursa durante posse na cerimônia no Cine Teatro Ouro Verde, na última quinta-feira (9).
Airton Petris, vice-reitor da UEL. Nova gestão será responsável pela modernização administrativa da instituição (Agência UEL)

Ele lembrou que se graduou pela UEL, onde posteriormente pôde se especializar, tornar-se professor titular do Departamento de Saúde Coletiva e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ao final, o vice-reitor detalhou que a nova gestão será responsável pela modernização administrativa da instituição, por meio de processos atualizados de atividade e trabalho e ainda pela tentativa de melhorar a interação e a comunicação com a sociedade civil.

Ativos para a mudança social

Representando o governo estadual, a Coordenadora de Ensino Superior da SETI, Gisele Onuki, lembrou que o sistema de ensino superior paranaense promove ações inovadoras em um tempo em que cidadãos debatem gestão emocional e necessidade de qualificação constante.

Segundo ela, as Universidades são ativos que colaboram com a mudança social por meio de uma prática integrada de ensino, pesquisa e extensão. “Contem com a equipe da SETI e com todo o Sistema de Ensino Superior. Muito sucesso nesta travessia”, desejou.

Participaram da cerimônia no Ouro Verde a deputada federal Luiza Canziani e o deputado estadual Tercílio Turini, além das vereadoras Sônia Gimenez e Lenir de Assis. A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes; a Promotora de Justiça Suzana de Lacerda; o delegado da Receita Federal de Londrina, Luiz Henrique Barros; e, representando a Secretaria Estadual de Educação e Esporte do Paraná, Maria Ivone de Moraes. Também estiveram presentes a Juíza da 6ª Vara Criminal (Vara Maria da Penha) de Londrina, Zilda Romero, e a chefe da Embrapa Soja de Londrina, Vania Beatriz Rodrigues Castiglioni.

Entre os representantes das Universidades, participaram da cerimônia o reitor e vice-reitor da UEM, Julio Damasceno e Ricardo Dias da Silva, respectivamente; os reitores da UEPG, Miguel Sanches Neto; da Unioeste, Alexandre Almeida Weber; da Unicentro, Fábio Fernandes; e a reitora da UENP, Fátima Padoan, também presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior do Paraná (Apiesp). Também participou da cerimônia o diretor da UFPR, Sidney Alves Lourenço.

Confira a galeria de fotos da cerimônia:

WhatsAppImage2022-06-10at1526536
WhatsAppImage2022-06-10at1526537
WhatsAppImage2022-06-10at1526538
WhatsAppImage2022-06-10at152653
WhatsAppImage2022-06-10at1526531
WhatsAppImage2022-06-10at1526532
WhatsAppImage2022-06-10at1526533
WhatsAppImage2022-06-10at1526534
WhatsAppImage2022-06-10at1526535
previous arrow
next arrow

Veja a cobertura da posse da reitoria produzida pela TV UEL:

Reitoria UEL 2022-2026

Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf) – Azenil Staviski (Cesa);

Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) – Leandro Altimari (Cefe);

Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) – Sérgio Carvalho (Cesa);

Pró-reitoria de Graduação (Prograd) – Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho (CCE);

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) –  Silvia Márcia Ferreira Meletti (Ceca);

Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) – Zilda Aparecida Freitas de Andrade (Ceca);

Prefeitura do Campus – Luiz Cláudio Buzeti;

Gabinete da Reitoria – Lisiane Freitas de Freitas (Cesa);

Procuradoria Jurídica – Tânia Lobo Muniz (Cesa);

Coordenadoria de Comunicação (Com) – Lucas Vieira de Araújo (Ceca).

Leia também