Nota da Reitoria sobre os cortes orçamentários em Educação e Ciência e a aprovação da LDO

Reitoria se une às universidades e institutos em seus manifestos e amplia a marcha em defesa do aumento dos investimentos em Educação e Ciência.

publicado por

Agência UEL

Os recentes cortes nos orçamentos públicos destinados à educação e às ciências no Brasil destroem pontes, futuros e toda uma sociedade. Enquanto diversos países realizam esforços para restabelecer seu desenvolvimento, ainda vivendo um cenário afetado pela pandemia de Covid-19, as decisões dos representantes públicos brasileiros agravam desigualdades sociais e projetam não o desenvolvimento, mas, sim, um subdesenvolvimento.

Com o subfinanciamento atual nas duas áreas e a recente aprovação da LDO pelo Congresso Nacional, percebe-se que o cenário se agravará. Os efeitos para as Universidades Estaduais do Paraná parecem ser indiretos quando relacionados ao custeio das atividades, mas prejudicam significativamente as pesquisas de fronteira realizadas nas instituições com os fomentos dos órgãos de apoio. Os impactos sentidos pelas comunidades científicas das Universidades e dos Institutos Federais nos últimos anos são enormes e sinalizam para o colapso, com sucateamento de laboratórios, diminuição na oferta de bolsas que alicerçam a formação de pesquisadores, e falta de valorização dos profissionais.

A Reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se une às Universidades e Institutos Federais em seus manifestos e amplia a marcha em defesa do aumento dos investimentos na Educação e Ciência. Governos passarão, mas as Universidades, pela sua importância social, permanecerão. As Universidades não são de um governo, ministério ou secretaria. As Universidades são da humanidade, em nosso caso, da sociedade brasileira e paranaense. É por esta sociedade que existimos e por ela sempre lutaremos.