Conferência de comunicação cidadã debate disputa por hegemonias

Evento segue até sexta (21) com conferências, painéis e grupos de trabalho, envolvendo nomes nacionais da área.

A XVI Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã terá como tema “Comunicação e as lutas por cidadania na disputa de hegemonias”. Será inaugurada nesta quarta-feira (19) e segue até esta sexta (21) com atividades presenciais no Campus da UEL.

Realizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), esta edição será organizada juntamente com o Programa de Mestrado em Comunicação (PPGCom). O evento proporciona um espaço acadêmico para disseminação e discussão de pesquisas e estudos científicos, visando a troca de experiências comunicativas, desenvolvidas no âmbito dos movimentos populares, que estão relacionados com o campo da comunicação e cidadania.

A abertura do evento será feita pelo conferencista Eduardo Granja Coutinho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o encerramento, pela jornalista Cláudia Santiago Gianotti, coordenadora do Curso de Comunicação Popular do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Haverá painéis de palestrantes com nomes como Maria Cristina Gobbi, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp-Bauru); Cicilia Maria Krohling Peruzzo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Célia Regina Trindade Chagas Amorim, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Ed Wilson Ferreira Araujo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Kátia Marko (NPC) e outros. As palestras serão no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).

A Conferência contará também com Grupos de Trabalho (GT) que trazem projetos sobre comunicação científica e também relatos de experiências. Os temas abordados serão Culturas Populares, Identidades e Cidadania; Comunicação e as Lutas por Cidadania na Disputa Hegemônica; Redes Sociais e Ativismo Midiático. Nos Espaços Cidadãos serão apresentados resumos expandidos e relatos de experiência com a Mostra de Vídeo Cidadã e Feira de Mídia Cidadã. Os GTs e oficinas devem ser realizados no Ceca.

O evento visa um entendimento maior sobre as experiências comunicativas e o foco é nas reflexões sobre o Estado, a academia e os movimentos sociais. Na pauta, a preocupação relacionada à compreensão do sistema de comunicação no Brasil também será contemplada.

A coordenação é do professor do Departamento de Comunicação Rozinaldo Miani. As inscrições estão disponíveis na página de Eventos da UEL.

*As informações são da assessoria de imprensa do evento, feita por estudantes do 3º ano do Curso de Jornalismo da UEL.