9º Encontro Nacional Ulepicc-Brasil debate imperialismo no século XXI

Evento terá mesas redondas, oito GTs, uma edição da Jornada de Graduandos e Pós-Graduandos e assembleia de sócios da Ulepicc-Brasil.

A UEL sediará, entre os dias 22 e 25 de novembro, o 9º Encontro Nacional Ulepicc-Brasil. Neste ano, o tema é “As tramas do imperialismo no século XXI”. Além das mesas de abertura e encerramento, haverá três mesas dedicadas à temática do evento e atividades dos oito GTs da entidade, mais uma edição da Jornada de Graduandas e Graduandos e a assembleia de sócias e sócios.

De acordo com o coordenador do Encontro, o professor Manoel Dourado Bastos, do Departamento de Comunicação (Ceca), é muito importante para a Universidade receber um evento grande como este. “É um evento bastante plural, então tem pesquisadores e pesquisadoras de diversas partes do Brasil, de diferentes áreas”, afirma o docente. “É voltado para o estudante de graduação, para o estudante de pós-graduação e para o pessoal da sociedade em geral, de sindicatos, partidos, da sociedade civil, de organizações.”

As mesas serão promovidas a partir dos eixos da Informação, Comunicação e Cultura. Em memória de Valério Brittos, que foi professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pelos dez anos de sua passagem, também haverá um GT Especial dedicado à sua obra e uma exposição contando sua trajetória por meio de textos e imagens. As palestras serão realizadas no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). A programação completa e os horários de cada atividade estão disponíveis no site do evento.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas neste link. A taxa de inscrição para sócios adimplentes da Ulepicc-Brasil é de R$ 120,00 para profissionais, professores e pesquisadores; de R$ 30,00 para estudantes de mestrado e doutorado; e de R$ 15,00 para estudantes de graduação e especialização. Já para não sócios, a taxa é de R$ 175,00 para profissionais, professores e pesquisadores; de R$ 60,00 para estudantes de mestrado e doutorado; e de R$ 30,00 para estudantes de graduação e especialização.

O encontro é promovido pela associação União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – Capítulo Brasil (Ulepicc-Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UEL (PPGCom). Além disso, conta com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Araucária.