“Partido da UEL” participa do Programa Parlamento Universitário, em Curitiba

Nesta edição, projeto será realizado entre 20 e 28 de julho, na capital paranaense. Estudantes vão vivenciar dia-a-dia de um deputado estadual.

A reitora da UEL, Marta Favaro, recebeu no Gabinete da Reitoria cinco estudantes de graduação selecionados para representarem a universidade na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por meio do Programa Parlamento Universitário. Em sua 5ª edição, o programa criado pela Alep irá proporcionar a 76 estudantes de graduação de 14 instituições de Ensino Superior do estado, entre titulares e suplentes, a oportunidade de vivenciarem a rotina do cargo de deputado estadual.

Nesta edição, o projeto será realizado entre os dias 20 e 28 de julho, período em que os participantes poderão formar blocos para elegerem representantes em comissões específicas. Além de apresentarem projetos de lei e indicações ao Poder Executivo, poderão debater propostas, fazer concessões e alianças e sustentar seus posicionamentos em plenário. A experiência se torna ainda mais completa com as articulações que envolvem a eleição para o cargo de governador universitário, que ocorrerá logo após a posse.

Em uma rápida conversa com a reitora e a chefe de gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas, o grupo, que estava de malas prontas para Curitiba, explicou como vem sendo a articulação com as outras universidades estaduais do Paraná para a formação de um bloco partidário. A estudante de Direito da UEL Franciele Franco Domingues colocou o nome à disposição para o cargo de governadora e disse estar confiante com a eleição. Informações de bastidores dão conta de que ela deverá contar com o apoio dos colegas do curso Gabriel Luiz dos Reis Silva Canhim e Matheus Felipe Aguiar Barbosa. Morador de Alvorada do Sul, na Região Metropolitana de Londrina (RML), Gabriel conta que está empenhado na eleição da colega.

Quem também irá representar a universidade são as estudantes Camila Sanobria Felix, de Ciências Sociais, e Luzia Vieira Guimarães, de Arquitetura e Urbanismo. À reitora, explicaram que suas propostas objetivam a criação de um programa de permanência estudantil nas universidades públicas do estado a partir da criação de programas de segurança alimentar e auxílio a mães universitárias. É neste mesmo sentido que apontam as propostas defendidas pelo estudante Matheus Felipe Aguiar Barbosa, do 5º ano de Direito.

Em sua 5ª edição, o programa Parlamento Universitário será realizado entre os dias 20 e 28 de julho, em Curitiba (Foto: André Ridão/Agência UEL).

“Tive a oportunidade de analisar a Constituição do Estado do Paraná e percebi que existem noções e metas esparsas e uma falta de inclinação no texto para o verdadeiro valor do universitário. Então, vamos propor essa mudança constitucional”, explicou Barbosa. O “partido da UEL” conta com a orientação da docente do Departamento de Direito Privado Thais Aranda Barrozo. Os estudantes André Gustavo Lopes Silva e Daniel Bosso, dos cursos de Agronomia e Letras Inglês, também foram classificados no processo.

A reitora Marta Favaro parabenizou os estudantes e os presenteou com objetos da UEL, além de um presente muito especial para desejar sorte: o pin de peito com a marca-símbolo da UEL. “Esse é um exercício importante porque vocês já começam a exercer as capacidade de mediação e negociação, que são fundamentais. Então, desejamos muito sucesso nesse desafio. A UEL tem orgulho de vocês”, concluiu.