Evento debate desafios de implementação da política antirracista no Brasil

Abertura será nesta terça (20), às 19h, no Anfiteatro Cyro Grossi, com apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Londrina.

Promover reflexões acerca dos processos formativos antirracistas na relação entre a universidade e a educação básica e propor ações educativas na formação inicial e continuada de professores. Estes são objetivos do evento “Educação das Relações Étnico-raciais: conectando processos formativos antirracistas entre a universidade e a educação básica”, que será realizado nesta terça (20) e quarta (21) na UEL. A abertura será na terça, às 19h, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME), o evento conta com uma programação ampla com foco na efetivação da Lei Federal nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na Educação Básica. Posterior à legislação, a Lei Federal nº 11.645/2008, que acrescentou ao currículo oficial dos estudantes a temática “História e Cultura Indígena”, também vai ser alvo de debates e reflexões entre os pesquisadores participantes.

Para debater perspectivas, proposições e os desafios atuais da implementação da política antirracista no País, a palestra de abertura contará com a presença dos professores Suzane Lima Costa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e Juliana Bueno Grizos de Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura Municipal de Londrina. Também participa como mediadora a docente do Departamento de Serviço Social (Cesa) e coordenadora da Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia) da UEL, Eloá Soares Dutra Kastelic.

Retomada na manhã desta quarta-feira, a programação ainda conta com uma série de oficinas formativas, minicursos, rodas de conversa e relatos de experiências pedagógicas. As inscrições podem ser realizadas neste endereço.

O evento “Educação das Relações Étnico-raciais: conectando processos formativos antirracistas entre a universidade e a educação básica” conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Prefeitura Municipal de Londrina (PML).