UEL vai implementar curso preparatório para pós-graduação voltado à população negra

Investimento para o Neab, de R$ 200 mil, será empregado na aquisição de materiais didáticos, na produção de vídeos institucionais e na ampliação de ações antirracistas.

A Universidade Estadual de Londrina irá oferecer curso preparatório para o ingresso na pós-graduação voltado principalmente à população negra, além de ampliar as ações da campanha UEL na Luta Contra o Racismo. As iniciativas serão viabilizadas com recursos federais destinados à universidade por meio de emenda parlamentar da deputada federal Carol Dartora, primeira mulher negra eleita para o cargo pelo Paraná. O anúncio oficial foi realizado na tarde da última sexta (14) e contou com a presença da deputada e sua equipe, no Gabinete da Reitoria da UEL, com a presença da reitora, Marta Favaro, do vice-reitor, Airton Petris, de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e da secretária municipal de Cultura, Maria de Fátima Beraldo.

De acordo com a coordenadora do Neab, professora Marleide Perrude, o investimento será efetivado na ampliação das ações da campanha antirracista por meio da aquisição de materiais didáticos e na produção de vídeos institucionais.

Em outra frente mais ampla, a UEL vai atuar no fortalecimento dos estudantes que desejam acessar a pós-graduação com a implementação do curso, chamado de “pré-pós”. “Identificamos a necessidade de fortalecimento destes estudantes para acessar a pós-graduação, desde questões como entender os editais, terem cursos de idiomas, a preparação de pré-projeto, elaboração do currículo Lattes, entender as linhas de pesquisa. Então, vamos oferecer um curso que estamos chamando de ‘pré-pós’, justamente para fortalecer o acesso, principalmente, dos estudantes negros”, explica a coordenadora do Neab.

Reitora, Marta Favaro, a deputada federal Carol Dartora e a coordenadora do Neab da UEL, Marleide Perrude (Fotos: Agência UEL).

Ela destaca que a iniciativa não é inédita no estado e possui inspiração no curso oferecido pela Superintendência de Inclusão e Políticas Afirmativa e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é implementar duas turmas com 30 estudantes cada. “A previsão é 2025 uma turma de 30 e 2026 outra. O projeto é para dois anos”, adianta a professora.

A reitora da UEL, Marta Favaro, relembrou o pioneirismo da Universidade para implantação das cotas no Ensino Superior do país e destacou a importância do apoio da deputada estadual para intensificar as ações na instituição. “Esse recurso fortalece o trabalho que tem sido feito na UEL e na cidade de Londrina para enfrentamento ao racismo. Fortalece a nossa campanha institucional e, para além, a presença dos estudantes negros na Universidade”.

Políticas de Igualdade Racial

Para investir nestas iniciativas, a UEL recebeu R$ 200 mil, parte da verba federal destinada a Londrina pela deputada Carol Dartora. Do total, R$ 600 mil serão destinados pelo município para a implantação do primeiro Centro de Referência da Igualdade Racial de Londrina, R$ 200 mil para a aquisição de equipamentos para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e outros R$ 600 mil irão incrementar o Fundo Municipal de Saúde. Parte destes investimentos já havia sido anunciada em visita da deputada a Londrina, em abril deste ano, e foi confirmada oficialmente em evento na Prefeitura de Londrina, ainda na noite de sexta.

Deputada fez parte de cursos “pré-pós”, em Curitiba, em sua trajetória acadêmica. Ela é mestra em Educação pela UFPR.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a deputada Carol Dartora falou sobre sua trajetória acadêmica, lembrando sobre ter sido aluna do curso preparatório. “Eu fiz parte da segunda turma do pré-pós, a primeira foi pequena, a segunda com 20 alunos em Curitiba. Foi incrível porque todos entraram no mestrado no ano seguinte, e foi incrível porque eu não tive o ensino de história africana e afro-brasileira durante o meu período escolar. Tenho 40 anos e a lei (Lei Federal 12.639) só se tornou realidade em 2003. Eu já estava no Ensino Superior”, comentou a deputada.

A cerimônia que marcou a entrega do investimento contou com a presença de representantes do Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), e da gestão municipal de Promoção da Igualdade Racial do Município de Londrina, Juliana Bueno Grizos.