Pós-Graduação em Ciência da Informação divulga recepção aos novos mestrandos e doutorandos

A 4ª Semana de Recepção aos Ingressantes reúne pós-graduandos de Ciência da Informação, de 1º a 3 de março.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPCGI), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), promove, entre os dias 1º e 3 de março, a 4ª Semana de Recepção aos Ingressantes  do PPGCI. O encontro reúne os novos mestrandos e doutorandos aprovados na última seleção com dinâmicas com os atuais alunos, além de palestras e atividades. O objetivo é integrar os novos pós-graduandos ao grupo de pesquisadores da UEL.

O evento contará com programação segmentada para pós-graduandos, com atividades no período da tarde, e para a comunidade em geral, com palestras à noite. Das 14h às 17 horas, nos dias 1º, 2 e 3, os participantes poderão conferir, respectivamente, apresentação do Programa restrita a estudantes do PPGCI, seguido por um encontro com compartilhamento de vivências e roda de conversa com os veteranos do Programa. No período noturno, estão confirmadas palestras com pesquisadores da Universidad de la Republica Uruguay (UDELAR), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo a coordenadora do PPGCI e professora do Departamento de Ciência da Informação, Ana Cristina de Albuquerque, a Semana ocorre desde 2018 e se mostrou, desde o início, como uma ótima oportunidade de integração entre os ingressantes e o Programa. “Muitos de nossos estudantes são de áreas correlatas, como História ou Comunicação. Então, esses pesquisadores acabam chegando com muitas dúvidas sobre a especificidade do estudo da Ciência da Informação”, ressalta.

A Semana é uma realização conjunta de professores e estudantes, em especial bolsistas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do PPGCI, que contribuem para a organização. “A participação desses bolsistas é bastante importante para o produto final”, comenta Ana Cristina.

Ana incentiva a participação de todos os estudantes, pois a mudança da rotina de estudos com a entrada na Pós-Graduação é bastante intensa, segundo a pesquisadora. “Quem entra em um programa de pós-graduação tem o seu ciclo de estudos bastante alterado. Isso muda a perspectiva do estudante. No nosso programa, incentivamos a presença em todas as atividades extras. Todas.”

Inscrições – As inscrições para a IV Semana de Recepção aos Ingressantes do PPGCI são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março – acesse aqui. As atividades serão exibidas pelo canal do YouTube.