Doutoranda faz conferência em universidade alemã sobre Atlas Linguístico da Terra do Fogo

Evento on line foi promovido pelo Instituto de Linguística Aplicada e Translatologia da Universidade de Leipzig.

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL (PPGEL), Romina Leonor Toranzo, foi conferencista, no dia 16 de junho, de evento on line promovido pelo Instituto de Linguística Aplicada e Translatologia da Universidade de Leipzig (Alemanha). De naturalidade argentina e orientanda da professora Dircel Aparecida Kailer (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CCH), a pesquisadora foi convidada pela instituição alemã e discorreu sobre sua pesquisa – a elaboração do Atlas Linguístico da Terra do Fogo, província argentina no extremo meridional do continente sul-americano.

A Terra do Fogo é na verdade um arquipélago, que tem uma ilha principal conhecida como Ilha Grande da Terra do Fogo, foco da pesquisa de Romina. A parte ocidental é chilena, e a oriental pertence à Argentina. As ilhas são separadas do continente pelo Estreito de Magalhães e, juntas, possuem tamanho semelhante ao da Irlanda. Cerca de 130 mil pessoas habitam o arquipélago.

A doutoranda apresentou um pouco da História da ocupação na região e a metodologia utilizada na pesquisa. Ela viajou até lá e coletou dados em entrevistas realizadas em 5 pontos da ilha, junto a 28 informantes, homens e mulheres. Romina informou que a Terra do Fogo é a única região argentina que não tem Atlas Linguístico, mas apenas um Glossário feito em 1950. Ela apresentou cartas linguísticas que mostram variações fonológicas (pronúncia) e lexicais (vocábulos). No primeiro caso, registrou grande influência do espanhol chileno, e observou que lá existe preconceito contra os imigrantes chilenos e seus descendentes.

No vocabulário, também constatou forte influência do espanhol chileno, mas também paraguaio e boliviano, graças à presença de imigrantes e descendentes destes países. Já em Ushuaia, capital da província e cidade turística, a pesquisadora notou influência do espanhol portenho. Ela lembra que os resultados são preliminares e que deverá qualificar nos próximos meses.

Trajetória acadêmica

Romina é graduada em Letras pela Universidade Nacional do Sul (Argentina) e Especialização em Docência de Nível Superior, com experiência em estudos de Sociolinguística. Já atuou como professora visitante na Universidade Nacional da Patagônia Austral e como docente na Universidade Nacional da Terra do Fogo. Ela recebe uma bolsa da Organização os Estados Americanos para estudar no Brasil.