Estudantes de Física conquistam bolsas em renomadas instituições

Eles são do Programa de Pós-graduação em Física (mestrado e doutorado), do Centro de Ciências Exatas (CCE).

José de Arimathéia

Agência UEL

Dois estudantes do Programa de Pós-graduação em Física da UEL vão continuar suas pesquisas em instituições de renome internacional. Um deles é Guilherme Delfino Silva, que defendeu sua dissertação de Mestrado em fevereiro deste ano, e no próximo dia 22 embarca para os Estados Unidos, para fazer o Doutorado na Universidade de Boston.

Guilherme é graduado em Física pela UEL. Ingressou na Licenciatura mas fez também o Bacharelado, quando conheceu o professor Pedro Gomes, seu orientador no Mestrado. O estudante pesquisa Física da Matéria Condensada, campo que estuda as propriedades físicas da matéria, seus elementos constituintes (átomos, elétrons) e interações entre si. É o maior campo da Física contemporânea.

Guilherme Delfino Silva embarca para os Estados Unidos. O jovem pesquisador vai atuar em Boston como pesquisador e também “teaching assistant”. (FOTO: Arquivo Pessoal).

Em seu estudo, intitulado “Teorias efetivas para líquidos de spin e fractons”, o pesquisador foca justamente nas propriedades e nas interações de partículas de determinados materiais, do ponto de vista microscópico, que descrevem maior ou menor resistência e mobilidade. Tais estudos possuem aplicação na computação quântica, pois podem indicar materiais para, por exemplo, melhor guardar informações. A computação quântica se baseia na Física Quântica (de partículas) e é considerada um avanço na teoria computacional, capaz de resolver problemas e desafios da sociedade em várias áreas, como agricultura, energia, meio ambiente e ciência dos materiais.

Em Boston, Guilherme dará prosseguimento à sua pesquisa. A universidade norte-americana está nos planos do estudante desde que entrou no Mestrado, em razão das dificuldades de pesquisa no Brasil e dos cortes orçamentários. Lá, além das atividades habituais de pesquisador como bolsista, atuará também como “teaching assistant”, ou seja, professor assistente, ministrando aulas. Seu orientador será o professor Claudio Chamon, brasileiro que atua na Universidade de Boston.

Pós-Doutorado

Weslei Bernardino Fontana também é formado em Física pela UEL, tornou-se Mestre em fevereiro de 2018 e no mês seguinte já era doutorando no Programa. Entre novembro de 2019 e dezembro de 2020, esteve na Universidade de Boston num Doutorado-Sanduíche e deve defender sua tese até o final do ano, porque já conseguiu uma bolsa de Pós-Doutorado no Instituto Internacional de Física de Natal (RN), onde deverá ficar por dois anos, podendo estender o prazo por mais dois.

Weslei Bernardino Fontana conquistou bolsa de Pós-Doutorado no Instituto Internacional de Física de Natal (RN)

Em sua pesquisa de Doutorado, Weslei também foca em teorias efetivas que possam construir um modelo descritivo para as fases topológicas da matéria, ou seja, estados que só podem ser entendidos do ponto de vista quântico. No Pós-Doutorado, o pesquisador deve ampliar seu estudo porque, dadas as próprias características deste campo da Física, deve promover uma interface com outros pesquisadores, por exemplo, que estudam teorias gravitacionais e teoria das cordas (modelo para explicar forças fundamentais da Natureza).

Ainda esta semana, Weslei já começa os primeiros contatos com o grupo de pesquisa em Natal. Após a defesa, muda-se para a capital potiguar. Segundo ele, o instituto recebe muitos pesquisadores, de vários países, e está na frente em diversos campos de pesquisa. Os contatos internacionais são importantes para o pesquisador, que já apresentou seus estudos em um evento da Universidade de Harvard (maio deste ano) e outro (em julho) do Imperial College London. Também já submeteu dois artigos para publicação na Universidade de Boston, dos quais um já foi publicado, e que representam a base da tese. Ele também publicou um artigo, este ano, numa revista da Universidade de Cornell (Nova York).

Estímulo à pesquisa

Para o professor Pedro Gomes (Departamento de Física/CCE), orientador dos dois estudantes, não só é muito gratificante ter alunos da UEL se destacando nacional e internacionalmente, quanto é importante que tais conquistas estimulem outros alunos e se dedicarem à pesquisa, sobretudo neste campo, e levando em conta as condições para a pesquisa no Brasil, com cada vez mais cortes. O professor explica que o Grupo de Física Teórica da UEL é um dos mais fortes do país, pelo qual já passaram muitos estudantes talentosos. Atualmente, o grupo conta com três docentes pesquisadores e cerca de 15 estudantes de graduação e pós-graduação, e já conseguiu publicar em várias das mais importantes revistas da área no mundo.