Dossiê da Revista Estação Literária aborda relações entre canção e literatura

Com a temática “Literatura e canção”, o periódico aceita trabalhos para publicação até dia 27 de novembro.

As relações entre a literatura e a canção expressas na cultura brasileira, nos mais variados estilos, da música regional ao rap. Esse é o propósito da Edição 28 da Revista Estação Literária, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Com a temática “Literatura e canção”, o dossiê é organizado pelos estudantes do programa de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e aceita trabalhos para publicação até dia 27 de novembro, no endereço Revista Estação Literária.

Segundo os doutorandos Camila Paiva e Mateus Oliveira, a revista, que é tocada por 32 estudantes dos programas de Mestrado e Doutorado, começou em 2008 em comemoração aos dez anos do programa. “Desde o fim de 2020, temos tocado entre os estudantes, com a chancela dos professores”, comentou Camila.

(Divulgação).

A publicação aceita trabalhos de outras áreas do conhecimento, como do campo das artes, por exemplo. De acordo com Camila, a temática é uma das áreas de interesse do Programa. “Desta vez, decidimos orientar a publicação, que é semestral, para os estudos envolvendo canção, pois há muitos estudantes com objetos nessa área”, relatou. A revista tem Qualis B2 para a área de Letras e Literatura.

A vida em uma canção

Refletir sobre literatura e canção já é parte da rotina de Mateus Oliveira, inclusive como temática para a sua tese de doutorado. “Eu cresci ouvindo Racionais MC, por exemplo, que explora narrativas sobre um espaço específico, São Paulo, que dialoga com o cotidiano das pessoas dali”, explicou.

Porém, além de sua experiência pessoal, foi em uma conversa com um agricultor assentado na região de Alvorada do Sul que surgiu a ideia de relacionar literatura e canção em um dossiê. “Conversei com o senhor Adécio Gomes, agricultor assentado, que me disse que havia uma música, ‘Reino Encantado’, que retratava toda a história da vida dele. A partir daí, surgiu a ideia desse dossiê”.