Pós-graduação em Serviço Social celebra 20 anos com mais de 170 pesquisas produzidas

Pós-graduação em Serviço Social celebra 20 anos com mais de 170 pesquisas produzidas

Evento comemorativo no próximo dia 25, às 19 horas, vai marcar o aniversário do Programa, com a participação de alunos de professores.

Beatriz Botelho

Agência UEL


A primeira e única pós-graduação em Serviço Social de uma universidade pública do Paraná a ofertar vagas para o doutorado. Esse é o marco do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL (PPGSER), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que completa 20 anos este ano. Em todos esses anos, mais de 170  estudantes de todo o Brasil contribuíram para as pesquisas da área, dentro dos programas de mestrado e doutorado.

“Não foram poucos os desafios vivenciados pelos sujeitos envolvidos na formação de professores e pesquisadores que hoje estão exercendo essas funções em diferentes regiões do país. Temos orgulho dessa trajetória!”, comemora Eliane Christine Santos de Campos, professora do Departamento de Serviço Social, e coordenadora do PPGSER.

O Programa teve início em 2001, com o mestrado, e as vagas de doutorado foram abertas 10 anos depois, em 2011. Ambos os cursos seguem quatro objetivos principais: formar pesquisadores, capacitar profissionais, estimular a reflexão teórico-prática e construir e aprofundar conhecimentos. 

(Divulgação).

Números – Anualmente, são ofertadas 14 vagas para o mestrado e sete para o doutorado. O PPGSER segue duas linhas de pesquisas: Gestão de Política Social e Serviço Social e Processos de Trabalho. Articuladas na organização curricular vigente, os estudos têm contribuído de diferentes formas para o exame de particularidades regionais e também nacionais. Em repositório na Biblioteca Digital da UEL estão 174 pesquisas: 144 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado.  

O corpo docente é formado por 18 professores do Departamento de Serviço Social e também de outros Departamentos da UEL. Segundo Eliane, são professores especializados, que reúnem uma diversidade de enfoques temáticos de estudo. “O programa ainda conta com a participação de pós-doutores e pesquisadores sêniores, que somam esforços para a educação de qualidade, pública e laica”, afirma. 

Nos últimos anos, o Programa tem ampliado o contato com outros pesquisadores nacionais e internacionais, por intermédio de redes de pesquisas e convênios, que permitiram o desenvolvimento de parcerias e projetos conjuntos. Dos 18 projetos em execução atualmente, três deles têm parceria com outros países. 

Um dos projetos é desenvolvido em conjunto com Portugal, Angola, Moçambique e Brasil, coordenado pela professora Andréa Pires Rocha; outro com países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, sob coordenação das professoras Lorena Ferreira Portes e Melissa Ferreira Portes; e ainda outro projeto com o Chile, coordenado pela professora Sandra Lourenço de Andrade Fortuna. 

Periódico e evento comemorativo

O programa é responsável pela editoração do periódico Serviço Social em Revista, publicação semestral, avaliada como A4 pela Qualis CAPES. São divulgados trabalhos inéditos, como artigos científicos, ensaios e estudos temáticos, resenhas de livros e artigos de revisão, voltados ao Serviço Social, formação profissional e políticas sociais.

Além disso, organiza a edição bienal do Congresso Internacional de Serviço Social e Política Social, em conjunto com o Departamento de Geografia, do Centro de  Ciências Exatas (CCE) e o Programa de Pós-Graduação em Direito, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

Para marcar o aniversário do Programa, será realizado no dia 25 de novembro de 2021, às 19 horas, um evento comemorativo pelo canal do PPGSER UEL. O evento tem a participação de docentes e discentes que colaboraram e colaboram para construção da história do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL.

Leia também