Governo seleciona profissionais para área de inovação e transformação digital

As inscrições são gratuitas e vão até 4 de março. Os residentes receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 1.900,00.

O Governo do Estado lançou edital para seleção e preenchimento de 82 vagas remanescentes no programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). A oportunidade de qualificação é destinada a profissionais recém-formados em várias áreas, que serão lotados na administração pública estadual em Curitiba (74 vagas), Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet no site da Unicentro. O prazo termina no dia 04 de março.

Desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a iniciativa contempla um curso de especialização, ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na modalidade de ensino a distância. Além da gratuidade nesse curso, os residentes receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900, e auxílio-transporte pelo período de 24 meses.

Governo seleciona profissionais para área de inovação e transformação digital – (FOTO: SETI).

Segundo a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, o programa visa a modernização do setor público, com a melhoria contínua dos serviços prestados à população. “O objetivo é a qualificação do servidor público, a partir do aperfeiçoamento de competências em prol de uma sociedade 5.0, com foco no bem-estar humano, para que a administração estadual continue alcançando patamares de destaque em eficiência e qualidade no atendimento aos cidadãos”, afirma.

Áreas – Podem se inscrever profissionais das seguintes áreas: Administração; Análise de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Comunicação; Contabilidade; Design; Direito; Economia; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia Florestal; Estatística; Gestão Pública; Secretariado; e Tecnologia da Informação.

Os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nessas áreas há no máximo três anos e não podem ter vínculo de emprego e nem receber bolsa de qualquer natureza subsidiada com recursos do Tesouro do Estado.

Atividades – Os bolsistas residentes irão desenvolver atividades práticas de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, em instituições do Governo do Estado. A participação no programa não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e não caracteriza emprego formal. O curso de especialização será realizado entre abril de 2022 e março de 2024, com carga horária total de 360 horas.

Os residentes serão lotados na Seti, na Casa Civil e nas secretarias de Estado da Administração e da Previdência (Seap); da Educação e do Esporte (Seed); da Fazenda (Sefa); da Infraestrutura e Logística (Seil); da Segurança Pública (Sesp); e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) também receberão bolsistas. Completam a lista de lotações, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e a Unicentro.

Provas – A seleção será em etapa única, em 16 de março, por meio de prova online, de caráter eliminatório e classificatório, conforme conteúdo programático e referências constantes do edital. O resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês.

Serão 20 questões objetivas, valendo cinco pontos cada, perfazendo um total de 100 pontos. Os candidatos terão uma hora para concluir a prova, sendo classificados aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 60 pontos.

Serviço:

Programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre)

Inscrições: 21 de fevereiro a 04 de março, gratuitas e exclusivamente pela Internet – AQUI

Homologação das inscrições: até 08 de março.

Aplicação de prova online: 16 de março.

Resultado da prova: até 18 de março.

Convocação para matrícula: até 22 de março.

Matrículas: 25 de março a 1º de abril.

Período do Curso de Especialização: abril de 2022 a março de 2024.

(Com texto e FOTO da SETI).