Estudantes ganham bolsa Fulbright para doutorado sanduíche nos Estados Unidos

A partir do próximo mês, Ana Luiza Leão e Kawane Moura representarão a Universidade na pós-graduação nos EUA.

Duas estudantes da UEL foram contempladas com bolsa Fulbright, após serem selecionadas na modalidade Doctoral Dissertation Research Award (DDRA). A partir deste mês, elas representarão a Universidade em um doutorado sanduíche que será realizado nos Estados Unidos. As alunas são Ana Luiza Favarão Leão, da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo; e Kawane Fabricio Moura, da Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas.

Ofertado pelo governo norte-americano, o Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de mais de 160 países. A modalidade de doutorado sanduíche recebeu recorde de inscrições neste ano, mas apenas 40 doutorandos do Brasil todo foram beneficiados, com pesquisas em diversas áreas.

A bolsa de estudos tem duração de nove meses. Para o processo seletivo, os alunos precisaram passar pelo exame de proficiência, análise curricular, avaliação de projetos e entrevistas em português e inglês, além de aprovação pelo J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

Segundo Ana Luiza, a concorrência é exaustiva, mas receber a bolsa é uma honra. “Ter conseguido essa oportunidade e fazer parte dessa comunidade científica traz muita felicidade para quem é cientista”, afirma. “Essa bolsa é um grande reconhecimento do trabalho que a gente tem feito aqui. Mostra que ele tem relevância suficiente para ser levado para fora e isso é muito gratificante”, declara.

Para Kawane, a internacionalização das pesquisas também agrega bastante para o currículo. “É um passo na carreira que todo pesquisador quer ter, é uma oportunidade poder fazer essa troca de conhecimento”, acredita. Além da bolsa Fulbright, a estudante ganhou um mês de curso de inglês na Universidade de Ohio (EUA) para aperfeiçoar o idioma.

Trabalhos

Ana Luiza é arquiteta e urbanista, mestre e doutoranda com especialização em Composição e Tecnologia do Espaço Construído e em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa, tudo pela UEL. Ela vai para a Universidade de Washington para desenvolver seu estudo sobre a influência do espaço urbano no deslocamento a pé e na saúde das pessoas, orientado pela professora Milena Kanashiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU). Nos Estados Unidos, a estudante terá como orientador o professor Rodrigo Siqueira Reis.

Kawane é farmacêutica, mestre e doutoranda pelo programa de Ciências Fisiológicas, tudo pela UEL. Após terminar o curso de inglês, a aluna vai para a Universidade da Carolina do Sul dar continuidade ao seu estudo sobre as consequências vasculares da obesidade infantil, orientado pela professora Graziela Scalianti Ceravolo, coordenadora da Pós-Graduação de Ciências Fisiológicas da Universidade. Nos Estados Unidos, Kawane receberá orientação da pesquisadora Camilla Wenceslau.