Dezesseis programas de pós-graduação da UEL sobem de conceito na avaliação da Capes

Dezesseis programas de pós-graduação da UEL sobem de conceito na avaliação da Capes

Universidade passou a contar com 5 programas de pós-graduação considerados cursos de excelência, dois a mais em comparação com a avaliação anterior.

Do total de programas de pós-graduação oferecidos pela UEL, 16 subiram de conceito, conforme avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade passou a contar com 5 programas de pós-graduação considerados como cursos de excelência, dois a mais em comparação com a avaliação anterior. Ao todo, são 49 programas de pós-graduação, sendo que 32 mantiveram os conceitos alcançados e apenas um apresentou queda na avaliação.

Passaram a contar com a nota máxima (7) os programas de pós-graduação em Ciência Animal (CCA) e Patologia Experimental (CCB). Já o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (CCE) manteve nota 7, permanecendo como curso de referência para a área entre as universidades do País. Ao mesmo tempo, passaram a contar com o conceito 6 os programas de pós-graduação em Agronomia (CCA) e Biotecnologia (CCE). Na última avaliação, há quatro anos, os programas haviam sido avaliados com a nota 5.

A UEL possui outros 10 programas de pós-graduação com a nota 5, além de 29 com a nota 4 e 5 com a nota 3. O prazo para apresentação de pedidos de reconsideração permanece aberto até 3 de outubro. 

Avaliação 

Realizada a cada quatro anos, a avaliação tem início com uma coleta de dados e conta com a participação da comunidade acadêmica, sendo uma atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos stricto sensu no País. São levados em consideração os documentos públicos registrados separadamente por cada programa de pós-graduação no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), também chamada de “Plataforma Sucupira”, que é uma das plataformas para a submissão de teses e artigos científicos mais importantes do mundo. 

As informações fornecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) são consolidadas pelo corpo técnico da Capes. Então, os programas passam a ser analisados por comissões formadas por consultores especialistas. Estes, por sua vez, passam a emitir relatórios com pareceres e notas para cada programa. Somente após serem submetidos à análise de um colegiado, os pareceres sobre mais de 7,5 mil cursos de instituições de todo o País são aprovados. 

Confira a avaliação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Silvia Meletti, na entrevista da TV UEL.

Leia também