Abertas inscrições para mestrado profissional dirigido a professores da rede pública

Inscrições para o ProfLetras custam R$150,00 e podem ser feitas até dia 15 de dezembro, no portal da UFRN. Mestrado é semipresencial.

Estão abertas as inscrições para professores de Língua Portuguesa interessados em se capacitar por meio do ProfLetras, programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Capes e que tem objetivo de melhorar a docência no Ensino Fundamental e a qualidade do ensino. O ProfLetras é um curso semipresencial oferecido por 50 Universidades brasileiras, entre elas a UEL, por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As inscrições custam R$ 150 e podem ser feitas até 15 de dezembro, no portal da UFRN, onde estarão disponíveis o Edital e o Formulário para os candidatos.

Em todo o país estão sendo oferecidas 590 vagas nas instituições polos. Na UEL estão disponíveis 10 vagas para professores interessados na capacitação. Um total de 30% dos mestrandos inscritos no programa tem direito a bolsas de estudos, durante os 24 meses de vigência do curso. Podem participar do ProfLetras portadores de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, Habilitação Português, que estejam atuando na rede pública de ensino.

Os candidatos serão selecionados a partir de uma prova de caráter eliminatório que será aplicada no próximo dia 5 de fevereiro, em todas as Universidades polo. O edital prevê 20 questões objetivas e uma discursiva. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no próximo dia 6 de março. Na UEL as atividades do Profletras serão híbridas, sendo que algumas disciplinas serão oferecidas online e uma presencial. O objetivo é facilitar para o professor de outras cidades. As aulas acontecerão sempre às quintas e sextas-feiras.