Alunos da Especialização EAD em Ensino da Língua Portuguesa defendem TCC’s

Alunos da Especialização EAD em Ensino da Língua Portuguesa defendem TCC’s

Artigos mais relevantes, que abordam planos de ensino em Língua Portuguesa e uso de tecnologias digitais, devem compor um e-book no ano que vem.

Quase 70 alunos do curso de Especialização a distância em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional Digital (ELPTED), do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH), defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e obtiveram o título de especialista pela UEL. Os artigos mais relevantes, que abordam planos de ensino de Língua Portuguesa e o uso de tecnologias digitais, deverão compor uma coletânea que será disponibilizada no ano que vem, no formato e-book. 

De acordo com a coordenadora do curso de especialização, a professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas Eliana Maria Donaio Ruiz, a turma foi formada por 69 estudantes e parte dos alunos realizou a defesa de forma presencial para a banca, formada por três docentes da área.

“Tivemos alunos que vieram de vários lugares, de Brasília (DF), Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Londrina também. Então, estamos muito felizes porque é o primeiro curso de especialização a distância na nossa área, no curso de Letras da UEL”, diz.

O pedido para a abertura da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional Digital foi realizado em 2015 à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No entanto, a autorização veio somente em 2021. 

A próxima etapa, conta a professora, será a elaboração de um e-book trazendo uma coletânea com os TCCs cujas temáticas se mostraram mais relevantes para o ensino de Língua Portuguesa, inseridas nos quatro eixos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

“São eles: leitura; escrita ou produção de textos; análise linguística ou análise semiótica e a oralidade. Esse livro vai ser organizado, vamos avaliar estes trabalhos e, no ano que vem, pretendemos fazer uma publicação porque é um material de interesse dos alunos, como também das pessoas que estão na sala de aula e estão, muitas vezes, encontrando dificuldades com a questão da tecnologia”, avalia.

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