Evento discute política de autoavaliação dos programas de mestrado e doutorado

Programação contou com palestra de abertura e apresentação dos resultados das autoavaliações dos PPG stricto sensu.

A UEL realiza, ao longo desta quinta (18) e sexta-feira (19), o Fórum de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que discute caminhos para o aprimoramento dos mecanismos presentes na politica de autoavaliação da pós-graduação implementada pela Universidade. O evento teve início na manhã desta quinta, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), contando com a organização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) em parceria com os coordenadores dos colegiados dos cursos de pós-graduação.

A programação de abertura foi marcada pela palestra “Autoavaliação da Pós-Graduação: mudança de paradigma ou correção de rumo?”, ministrada pelo coordenador da área de Educação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é mestre e doutor em Educação, Política e Sociedade pela PUC-SP. Na Federal do Paraná, atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Ao realizar o mapeamento da pós-graduação no País, Souza destacou que, apesar dos avanços, algumas localidades do interior do Brasil ainda demandam a abertura de cursos. Como exemplo, citou a Região Norte do País, que responde por 283 dos 4.593 programas de pós-graduação avaliados e reconhecidos pela Capes nas 49 áreas do conhecimento. No entanto, mais de mil propostas de abertura de cursos de pós-graduação ainda estão em processo de avaliação, disse.

Confira as fotos do Fórum abaixo:

ForumPPG3
ForumPPG2
ForumPPG5
ForumPPG4
ForumPPG1
next arrow

“Ainda há muito o que crescer, especialmente no interior dos estados. E a política de autoavaliação tem aspectos importantes uma vez que a avaliação tem vinculação com o financiamento dos programas de pós”, lembrou.

Em seu pronunciamento, a reitora da UEL, Marta Favaro, agradeceu a presença dos professores e destacou que o trabalho desenvolvido por eles nos projetos de pesquisa conferiu à UEL o reconhecimento como um dos mais importantes espaços de produção do conhecimento no País. “A UEL pode ser vista dessa forma porque cada um de vocês faz esse trabalho e faz a diferença. Então, gostaria de deixar expresso publicamente o nosso agradecimento e o nosso respeito, pelo compromisso que nós temos assumido de tentar melhorar as condições de trabalho que vocês têm”, afirmou a reitora.

Coordenadora geral do evento, a professora Lucy Megumi Yamauchi Lioni, do Departamento de Microbiologia (CCB), destacou que os avanços realizados na política de autoavaliação dos programas de pós-graduação se devem aos esforços implementados pelo Grupo de Trabalho, formado em 2019. “A ProPPG iniciou as discussões para nomear os coordenadores da Comissão de Autoavaliação institucional da pós-graduação”, lembrou.

Também compondo a mesa de abertura e representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Sílvia Meletti, a diretora de Pós-Graduação, Suzana Mali de Oliveira, também parabenizou aos docentes da Comissão de Autoavaliação pelo trabalho. No mesmo sentido, a coordenadora do colegiado dos cursos de stricto sensu, Thais de Souza Rocha, destacou a importância do fórum no aprimoramento dos mais de 80 programas de pós-graduação existentes na UEL. “Tiraremos daqui muitas informações importantes para os planos de desenvolvimento institucional. Então, será bastante produtivo”, destacou.

O evento ainda contou com um segundo momento, no período da tarde desta quinta-feira, dedicado à apresentação dos resultados das autoavaliações dos programas de mestrado e doutorado.