Publicação do Profletras comemora dez anos do mestrado profissional

Publicação do Profletras comemora dez anos do mestrado profissional

Publicação traz seção com perfil teórico e fragmentos de dissertações concluídas ou em andamento no mestrado profissional.

Reunir pesquisas sobre as potencialidades da literatura na formação de novos leitores e apresentar práticas de letramento literário no Ensino Fundamental. Estes são os principais objetivos do livro “Trilhas Literárias na Pesquisa e no Ensino – Dez anos de Profletras – UEL” (258p., Pedro & João Editores), publicado nesta semana e organizado por três docentes da Universidade Estadual de Londrina. A publicação é uma grande homenagem à trajetória do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UEL (Profletras), que completa dez anos de pesquisas em 2023.

São responsáveis pela organização do livro os docentes Adilson dos Santos, Sheila Oliveira Lima e Sonia Pascolati. A obra, que conta com prefácio dos também professores do Profletras Paulo Roberto Almeida e Andréia da Cunha Malheiros Santana, traz uma primeira seção de perfil teórico e outra que reúne nove unidades didáticas recortadas de dissertações concluídas ou em andamento no Programa. 

A seção teórica reúne três capítulos dedicados ao debate sobre angústias e potencialidades do processo de formação de leitores na escola e fora dela, bem como as problemáticas envolvendo a escolarização da literatura e seu ensino, e as especificidades do trabalho com literatura infantil e juvenil na escola. 

Contando com sete unidades didáticas de autoria de egressos do Profletras, a segunda seção reúne contribuições e proposições didáticas que lançam mão de diferentes estratégias para aproximar os jovens em formação do mundo da literatura. Do conto à novela, passando pelo romance, diversos gêneros literários são trabalhados pelos autores, que também não deixam de utilizar recursos como a intertextualidade e o letramento visual. Estratégias de ensino, como a pesquisa sobre autores e obras clássicas também estão presentes nas publicação.  

Ao longo de dez anos de trabalho, o Programa de Mestrado Profissional em Letras da UEL formou 51 mestres. Para conhecer as publicações reunidas a baixar o e-book basta acessar o portal da Pedro & João Editores.

Divulgação.
Leia também