Programa de pós-graduação em Sociologia forma primeiro doutor nesta segunda (24)

Henrique Alves Neto analisou vídeos sobre Ciências Sociais no YouTube, para compreender que códigos e sentidos são utilizados pelos produtores de conteúdo na plataforma.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSoc) da UEL terá a primeira defesa de tese de doutorado na próxima segunda-feira (24), a partir das 14h, na sala 01 do Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc). O programa forma pesquisadores em nível de mestrado desde o ano 2000 e implantou o doutorado em agosto de 2019. O primeiro doutor do programa é o pesquisador e professor Henrique Fernandes Alves Neto, orientado pela professora Ileizi Fiorelli Silva. O tema da tese é “As Ciências Sociais no Complexo Internético: um estudo de recontextualização nos vídeos do YouTube”.

O pesquisador avaliou produtos audiovisuais sobre Ciências Sociais na plataforma YouTube. O objetivo foi compreender quais os sentidos e códigos utilizados pelos produtores que compartilham esses conteúdos. De acordo com a orientadora, o intuito foi verificar a diferença entre a Sociologia apresentada em sala de aula e na rede.

A hipótese da pesquisa se baseou na transição dos códigos/discursos/mensagem da Sociologia de um campo a outro, diante a ocorrência de mudanças, considerando itens como entretenimento, esvaziamento científico, avaliações no modelo de vestibulares e o Enem. Foram avaliados 100 vídeos do YouTube encontrados nas pesquisas com dez termos retirados dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2018.

Doutorando Henrique Alves Neto. Pós-graduando espraiou interesses de estudo em Sociologia e internet e produziu conteúdo para YouTube sobre a área (Reprodução YouTube).

O resultado das análises indicou que os conteúdos da internet estavam baseados no currículo de disciplinas, indicando outro fenômeno: a atuação dos princípios dominantes do complexo internético no Youtube nas reformas curriculares no Brasil nos últimos dez anos, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM), que já funcionam na forma e no conteúdo desde reformas desencadeadas após 2016.

Participam da banca os professores Alexandre Jeronimo Correia Lima da Universidade Federal do Ceará (UFC), Julia Polessa Maçaira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Viviane Toraci Alonso de Andrade, da Fundação Joaquim Nabuco, e Zuleika de Paula Bueno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sociologia Animada

Henrique Fernandes Alves Neto é licenciado em Ciências Sociais, mestre em Ciências Sociais e doutorando em Sociologia pela UEL. Pesquisador do Observatório da Educação, do Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão de Sociologia da universidade e professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã, Henrique também é criador do canal Sociologia Animada no YouTube.

O canal conta com mais de 60 mil inscritos e traz conteúdo de Sociologia a estudantes, em linguagem fácil e acessível, por meio de gráficos e recursos visuais para chamar a atenção na hora de memorizar e apreender. Há vídeos a respeito de obras de Darcy Ribeiro, Karl Marx, Byung Chul-Han e Shoshana Zuboff, entre muitos outros, alguns deles com mais de 100 mil visualizações.