Especialização gratuita em Educação Digital abre inscrições na modalidade EaD

Especialização gratuita em Educação Digital abre inscrições na modalidade EaD

Curso tem 150 vagas em Jaguapitã, Tamarana, Curitiba, Londrina e outras cidades. Pós-graduação é ofertada pela Universidade Aberta do Brasil, em parceria com Nead/UEL.

A Universidade Estadual de Londrina anuncia uma grande oportunidade para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ampliarem seus olhares sobre o uso de novas ferramentas digitais e tecnologias na prática docente. Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato sensu em Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O curso é gratuito e oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o dia 23 de outubro, exclusivamente por meio do portal do Núcleo de Educação a Distância (Nead), localizado no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL. Serão ofertadas 150 vagas, distribuídas nos polos de Astorga (18), Curitiba (30), Ivaiporã (18), Jaguapitã (18), Londrina (30), Rio Branco do Sul (18) e Tamarana (18). 

Coordenadora da especialização, a pedagoga do Labted/Nead Claudineia Angélica dos Santos explica que a grade curricular é dividida em três trilhas pedagógicas, tendo início primeiro pelos fundamentos referentes à Educação Digital e, depois, passando por didáticas e experiências de uso de recursos digitais a partir da concepção de educação digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro módulo é destinado à apresentação de Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras, culminando na apresentação dos resultados das experiências aplicadas. Ao final da especialização, os estudantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

“O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido por meio da implementação de um Projeto de Intervenção nas escolas em que o professor atua, orientado por professores e tutores”, explica. Contando com carga horária total de 420 horas, o curso terá aulas síncronas e dois encontros presenciais, com período de conclusão em 18 meses.

Ofertada em rede por meio da parceria entre o Sistema Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Universidade Virtual do Paraná e as sete universidades públicas estaduais do Paraná, a especialização em Educação Digital teve a sua criação aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL no dia 28 de setembro. 

“Além de possuir um projeto inovador, também é o primeiro curso de especialização na modalidade EaD vinculado diretamente ao Núcleo de Educação a Distância da UEL, conforme estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG)”, destaca a coordenadora.

Inscrições

Os interessados deverão comprovar a conclusão da graduação em cursos de Licenciatura e o efetivo exercício da atividade no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino. Para isso, deverão apresentar os documentos exigidos no item 3 do edital. A lista com as inscrições homologadas será divulgada no dia 31 de outubro.

Leia também