Editais Abdias do Nascimento oferecem bolsas a pós-graduandos em Ciências Sociais

São três vagas para pós-doutorandos, duas para mestrandos e uma para doutorando. Valores vão de R$ 2.100,00 a R$ 5.200,00.

O projeto “Ações Afirmativas e Produção Intelectual: As IES Estaduais da Região Sul e Sudeste” divulga nesta quinta (1º), em conformidade com a Capes, dois editais para a seleção de seis bolsas para pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O projeto está alocado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSoc) da UEL, contemplado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento e no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade. Em dezembro de 2023, a UEL foi contemplada com 11 bolsas de pós-graduação e um total de R$ 1,5 milhão, com recursos da Capes.

O Edital Abdias n° 01/2024 vai receber inscrições para a seleção de três pesquisadores de pós-doutoramento. Das três bolsas, duas serão reservadas para pessoas negras, sendo a remanescente destinada a ampla concorrência. As bolsas, que terão o valor de R$5.200,00 mensais pagas pela Capes, durarão 12 meses. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas através da plataforma Google Forms. Para concorrer, os candidatos devem ter produção acadêmica em consonância com as áreas mencionadas no edital.

Já o Edital Abdias n° 02/2024 vai oferecer duas bolsas para mestrandos e uma para doutorandos. As vagas são destinadas preferencialmente para o público-alvo do projeto: pós-graduandos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O valor da bolsa de doutorado é de R$3.100,00 mensais e de mestrado, R$2.100,00. A duração para ambas as vagas é de 12 meses. Assim como o outro edital, as inscrições vão até 15 de fevereiro, com a candidatura sendo enviada pelo Google Forms. Neste caso, o edital é aberto a todos mestrandos e doutorandos em Ciências Sociais.

O projeto busca analisar se a implementação de medidas de inclusão na educação superior contribuiu para a ampliação da diversidade nos corpos docente e discente, além de impactar na produção acadêmica de pós-graduação nos programas das universidades públicas estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil, no intervalo de 2014 a 2023.

Expoente brasileiro

Os editais do programa levam o nome de um dos maiores e mais combativos intelectuais do Brasil. Neto de africanos escravizados, Abdias do Nascimento, natural de Franca, em São Paulo, foi responsável por grande difusão da cultura africana e do combate ao racismo. Foi responsável pela criação do Teatro Experimental do Negro (TEN), que reuniu domésticas, operários e trabalhadores sem formação. Fundado em 1944, o grupo de teatro popular alcançou expressão nacional e chegou a ter um programa na extinta TV Tupi.

Em 1968, durante a Ditadura Civil-Militar, partiu para o exílio nos Estados Unidos, onde foi professor emérito de Culturas Africanas no Novo Mundo, na Universidade de Nova York. Voltou ao Brasil 13 anos depois, foi consultor das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), deputado federal e senador.

Faleceu em 2011, deixando uma vasta obra intelectual e política. Em 9 de janeiro deste ano, foi alçado ao posto de “Herói da Pátria” no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.

Com informações da EBC.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.