ProPPG recebe novos ingressantes de 49 programas de pós-graduação

Cerca de 300 estudantes iniciam as aulas neste mês de março. Ao todo, bolsistas de mestrado e doutorado movimentam R$ 32 milhões.

Os novos estudantes de Pós-Graduação da UEL participaram, nesta terça-feira (5), de uma reunião de recepção para marcar o início das atividades nos Programas de Mestrado e Doutorado. Cerca de 300 estudantes de várias áreas iniciam aulas, pesquisas e estudos a partir deste mês, colaborando para manter o volume de publicações nacionais e internacionais. A recepção foi realizada nesta manhã, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Durante o evento, os novos pós-graduandos puderam conhecer a infraestrutura disponível, que abriga centenas de projetos acadêmicos que impactam o cidadão pela pesquisa de ponta. Eles também foram informados dos canais de comunicação que precisam manter com a Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (ProPPG), secretarias de Pós, Colegiados e as Coordenações dos cursos, responsáveis pelas demandas acadêmicas e administrativas.

A UEL mantém, hoje, 49 programas de pós-graduação, a grande maioria muito bem avaliada pela Coordenação de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Esses programas sustentam 53 cursos de Mestrado e Doutorado. Há, ainda, 59 cursos lato sensu (especializações) e 70 residências, a grande maioria na área de saúde. Esta estrutura está amparada por 1684 professores, dos quais 650 atuam na pós-graduação. Entre esses, 58 pesquisadores são seniores – ou seja, aposentaram-se e retornaram para atuar nos programas.

Dados da ProPPG apontam um total de 2.705 estudantes de mestrado e doutorado matriculados. A principal fonte de financiamento é a Capes, por meio do programa Demanda Social (Capes-DS), que concede atualmente 550 bolsas de doutorado e 463 bolsas de mestrado a estudantes. A UEL conta ainda com benefícios vinculados a projetos por meio da Fundação Araucária (17 de mestrado e 5 de doutorado); CNPq Institucionais (19 de mestrado e 16 de doutorado) e Bolsas Capes-Fundação Araucária (oito de mestrado e 15 de doutorado).

Considerando que um doutorando recebe R$ 3,1 mil e um mestrando R$ 2,1 mil, e multiplicando pelo total de alunos, anualmente os bolsistas movimentam um total de R$ 32 milhões, recursos que movimentam a economia local e regional.

Repercussão

O vice-reitor da UEL, professor Airton Petris, afirmou que os pós-graduandos representam um terço do total dos estudantes de graduação, que juntamente com os pesquisadores (professores e coordenadores de programas e projetos) respondem por uma pesquisa robusta em várias áreas do conhecimento. “O nosso potencial nessa área faz diferença no sistema público do Ensino Superior do estado”, comparou.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Sílvia Meletti, a pesquisa da UEL está amparada em uma graduação forte e estruturada. Ela classificou a pesquisa como uma atividade crítica e de resistência, relacionada à excelência da procura por soluções que possam beneficiar a sociedade.