Professor do CCA participa de reunião do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq

Com foco no triênio 2024-2027, foram realizadas reuniões de 48 comitês, de diferentes áreas do conhecimento. Encontros contaram com a participação do presidente do CNPq, Ricardo Galvão.

O professor Sergio Ruffo Roberto, do Departamento de Agronomia (CCA), esteve em Brasília entre os dias 12 e 13 de março para participar de reuniões na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a participação do presidente do órgão, Ricardo Galvão, e divididas em Comitês Assessores, estas reuniões alinharam a atuação do Conselho para a distribuição de novos editais de pesquisa para o triênio 2024-2027. Sergio Ruffo compõe o Comitê Assessor de Agronomia.

Os Comitês Assessores reúnem pesquisadores de todo o país. O corpo de integrantes é responsável pelo julgamento de editais de pesquisa do CNPq, como editais universais e editais de bolsas em produtividade em pesquisa, além de bolsas especiais, como as de pós-doutoramento. Os membros dos Comitês Assessores são escolhidos pela diretoria científica do CNPq, para um mandato de três anos, seguindo critérios de participação em pesquisas.

Na última semana, os integrantes destes comitês se reuniram em Brasília com o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, para a definição dos critérios para o julgamento dos editais durante o próximo triênio (2024-2027). O professor Sergio Ruffo explica que, em cada troca de mandato, estes critérios são ajustados em função das mudanças que acompanham o fomento à pesquisa. “E tudo isso é público para que todos os proponentes (que vão concorrer aos editais) saibam quais os critérios que vão utilizar para os próximos editais”, complementa.

Comitê Assessor em Agronomia do CNPq com o Presidente do Conselho, Ricardo Galvão (ao centro) (Foto: Acervo pessoal).

Os critérios que vão nortear o CNPq durante os próximos três anos ainda não estão totalmente aprovados, mas o docente revela que um dos focos para o próximo triênio é tornar os editais mais inclusivos e representativos, abrangendo atores da comunidade científica com experiências e atuações distintas.

Ao todo, existem 48 Comitês Assessores, cada um deles referente uma área específica do conhecimento, com membros representativos de todo o país. Sobre isso, Sergio Ruffo exemplifica que, no Comitê Assessor de Agronomia, fazem parte, além dele, que representa a UEL, pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), entre outras instituições.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.