Programa de Pós-Graduação em Educação celebra 30 anos de história

Evento contou com apresentação de selo comemorativo, poesias e convidados. Programa forma 211 pós-graduandos atualmente.

“O PPEdu trintou!”. Em meio a abraços, encontros e reencontros, o coordenador do Programa de Pós em Educação (PPEdu), Tony Honorato, iniciou a celebração de 30 anos de atuação do programa, acompanhado por alunos, professores, convidados e representantes da administração da UEL. O clima chuvoso da tarde da última quinta-feira (21) deu lugar aos festejos, com direito a selo comemorativo, discursos, aulas e até declamação de poesia.

Desde 1994, o Programa tem a Educação Escolar como área de concentração, formando no mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral profissionais aptos à pesquisa, docência e demais atividades relativas à Educação em situação escolar em diferentes modalidades. O PPEdu está avaliado com nota 5 pela Capes. Ao todo, são 211 alunos e três décadas de muita história.

Embora as licenciaturas enfrentem evasão de estudantes, como observado em todo o País nas redes públicas e privadas, o PPEdu vem caminhando no sentido contrário. Segundo Honorato, no processo seletivo de 2023, a concorrência no mestrado em Educação foi de 3 candidatos por vaga, com 6,5 candidatos por vaga no doutorado. “A procura dá-se por vários fatores, entre eles, a pós-graduação em Educação destina-se a egressos dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, a profissionais que atuam na educação básica, bem como a professores exercendo a docência no Ensino Superior. Os problemas estão relacionados à necessidade das graduações, que precisam ser fortes para que o Stricto sensu seja referência”.

“Que possamos continuar sendo essa referência e que possamos viver intensamente esses 30 anos”, discursou o coordenador, Tony Honorato (Fotos: Maria Dalben/Agência UEL).

Hora do parabéns

O passado, presente e futuro do Programa foram celebrados no evento de diversas maneiras. “A trajetória histórica do PPEdu é, sem sombra de dúvida, repleta de vida acadêmica, de eventos, bancas de qualificação, de defesa, publicação de livros e artigos, repleta de atividades em contextos nacionais e internacionais e muitas outras”, discursou Honorato, frisando o “compromisso social, ético e empático, focado na formação dos pesquisadores. Pesquisadores que, com o PPEdu, enfrentam desafios no campo educacional brasileiro. É isso que gera o nosso pertencimento e, sem sombra de dúvida, muita alegria e orgulho acadêmico”

A reitora da UEL, Marta Favaro, ressaltou a importância da construção de uma jornada feita de pessoas, de seres humanos que tratam a pesquisa e o acadêmico com um olhar especial. “Essa história só pode ser construída porque tivemos pessoas comprometidas no processo. Essas pessoas são os professores e os estudantes, que abraçaram o seu processo de formação continuada e fizeram a diferença quando foram construindo suas histórias na trama tecida no Programa. Acho que isso faz toda a diferença.”, discursou.

Marta compôs a mesa juntamente com Honorato, o diretor do Ceca, Edmilson Lenardão, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sílvia Meletti, e o chefe do Departamento de Educação, Celso Luiz Júnior.

“Eu sou professora de educação básica. Eu nasci na educação básica, dando aula de alfabetização. Estou acompanhando esta história na UEL como professora, como coordenadora de colegiado, acompanhei como pró-reitora e estou agora como reitora, representando este coletivo. Nós, do Departamento de Educação, damos muito valor à ideia de coletivos. Trabalhar coletivamente significa trabalhar com as diferenças, e não é fácil trabalhar com o diferente. Esse é o grande desafio”.

Marta Favaro, reitora da UEL.

Marta finalizou as felicitações garantindo mudanças e melhores condições de trabalho para os profissionais da Educação na UEL. “Mesmo que vocês ainda não consigam ver muitas mudanças, eu garanto que até o final de 2024 muitas mudanças serão vistas, do registro acadêmico às condições físicas de instalação para que vocês possam trabalhar de forma mais confortável. Temos isso como projeto. Muito obrigada pelo trabalho, pelo compromisso, pela competência e pelo êxito de completar 30 anos”, concluiu a reitora.

“PPEdu é sigla feita de gente”

O desejo de celebrar os 30 anos de atividade se traduziram de diferentes maneiras e formatos durante o evento. Para Bruna Esther Yamashita, uma aluna do Programa, o sentimento virou cordel. “PPEdu é educação. Uma trama de memórias, entre estudos, vivências, mitos, o Programa faz sua história”. A poesia, feita exclusivamente para o aniversário, emocionou os alunos e professores, já que o “PPEdu é sigla feita de gente”.

Apresentação do selo comemorativo do Programa de Pós em Educação.

O grande destaque da solenidade foi a apresentação do selo comemorativo do Programa. Desenvolvido por docentes e discentes do curso de Design Gráfico (Ceca), o símbolo reflete a força e persistência do PPEdu. Como explicou a professora Danielle de Marci Tozatti, que orientou o processo, “elementos como o círculo querem dizer que, além dos 30 anos, o infinito, não tendo início nem fim. A fonte transmite a seriedade e a integridade do Programa. Tudo isso utilizando as cores institucionais da UEL.”

A programação terminou com a aula inaugural do PPEdu, ministrada pelo coordenador da Área de Educação da Capes, o professor Ângelo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.