Mestrado em Administração completa 15 anos e forma mais de 170 profissionais

Mestrado em Administração completa 15 anos e forma mais de 170 profissionais

Proposta agora é ampliar o programa a partir da criação do doutorado até 2030. Mais de 170 mestres já foram formados.

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UEL está completando 15 anos de atividades, contabilizando mais de 170 mestres formados e amparado nas linhas de pesquisa Gestão de Organizações (GOR) e Organizações, Poder e Sociedade (OPS). O PPGA foi criado em consórcio junto à UEM, em 2000, para proporcionar a capacitação de profissionais da área. A parceria se encerrou em 2009 e, desde então, o PPGA segue oferecido apenas pela UEL, completando 15 anos de atuação neste ano.

Em 2020, professores que atuam no programa fizeram uma revitalização, que resultou em uma nova área de concentração, novas linhas de pesquisa e disciplinas, priorizando as relações estabelecidas entre as organizações, a gestão e a sociedade. O professor Miguel Luzio dos Santos, um dos precursores do programa, lembra que as linhas de pesquisa estão relacionadas às atividades acadêmicas desenvolvidas e pelos professores do curso. Ele afirma que as atuais linhas – Gestão de Organizações e Organizações, Poder e Sociedade – complementam a formação do estudante e profissional, colaborando com proposta de atuação sob uma perspectiva transdisciplinar, reflexiva e crítica.

Além do professor Miguel, em 2009, quando ocorreram as primeiras reuniões para debater o projeto de criação do mestrado, outros professores também participaram da discussão, como Benilson Borinelli, Luciano Munck e Mario Nei Pacagnan. A proposta agora é ampliar o programa a partir da criação do doutorado até 2030, fortalecendo-o como referência em reflexões e proposições de alternativas sobre temas decorrentes das relações entre Organizações, Gestão e Sociedade.

Repercussão

Coordenador do programa, o professor Paulo Pegino afirma que, ao longo desses 15 anos, o programa conseguiu transformar em vocação a filosofia política que rege a Capes, ou seja, a formação de pessoal em alto nível. “Nossos egressos são destaques nos principais programas de pós-graduação do país, atuando como docentes e pesquisadores. Temos tido sucesso em aliar a formação técnico-científica, própria das ciências sociais, com uma sólida base humanista, social e crítica”, avalia ele.

Para a Professora Letícia Negreiros, egressa do PPGA/UEL e atualmente docente do programa, o contato e o incentivo dos professores foram fundamentais para participar de todo o percurso, desde a graduação à pós-graduação. “O mestrado abriu novos horizontes, e aprendizados que jamais imaginei. Encontrei minha realização na pesquisa e na sala de aula. Assim, a continuação para o doutorado e para o concurso na carreira de docente aconteceu de forma natural”, pontua a professora.

Leia também