Residentes participam de atividades do projeto Mais Saúde Bucal

Ações em escolas municipais vão beneficiar mais de 1100 crianças da rede de Londrina. Ao todo, são oito residentes e um professor envolvidos.

A equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (CCS) da UEL, composta por oito estudantes e um professor, está participando do projeto Mais Saúde Bucal, que busca promover qualidade de vida no ambiente escolar, através do Programa Saúde na Escola. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (8) e deverão beneficiar 1.135 crianças da rede municipal de educação de Londrina. O Mais Saúde Bucal é uma iniciativa da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) e está sendo realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) do município.

Além dos residentes, o atendimento está sendo realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACSs), que estarão nas escolas uma vez por semana, até finalizarem o atendimento de todas as crianças. A equipe de residentes é coordenada pelo professor Pablo Caldareli, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI/CCS), quatro residentes do Núcleo de Odontologia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, um residente do Núcleo de Farmácia, um do núcleo de Enfermagem, um do núcleo de Fisioterapia e um do núcleo de Educação Física.

Parte da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família que integra o projeto Mais Saúde Bucal.

Durante a atividade, as crianças passam por três estações. A primeira etapa é de educação em saúde bucal, na qual os alunos vão receber kits de higiene e aprender sobre o uso e cuidados na escovação. A segunda consiste na escovação orientada e no levantamento epidemiológico de problemas bucais, etapa em que também é feita a aplicação tópica de flúor nos casos indicados. Por fim, na última etapa é realizado o tratamento dentário, que inclui o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), para os casos que tenham indicação.

As atividades da ação Mais Saúde Bucal também estão sendo realizadas em comemoração ao primeiro ano da lei n° 14.572 que incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

(Com informações do NCOM)