Alunos de pós-graduação promovem evento “Experiências da Jornada Acadêmica: Ensino e Pesquisa em Filosofia”
Alunos de pós-graduação promovem evento “Experiências da Jornada Acadêmica: Ensino e Pesquisa em Filosofia”
A proposta, organizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, busca estimular a comunicação interdisciplinar na própria FilosofiaO Departamento de Filosofia da UEL realiza, de 9 a 11 de setembro, o evento “Experiências da Jornada Acadêmica: Ensino e Pesquisa”, reunindo graduandos, pós-graduandos e professores em rodas de conversa sobre os ensinamentos que os estudos filosóficos trouxeram para a vida de cada pesquisador.
A proposta, organizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), busca estimular a comunicação interdisciplinar na própria Filosofia, e proporcionar um espaço para troca de percepções sobre sua essência e função na vida pessoal e na sociedade.
O evento se diferencia por não estar vinculado a um filósofo, tradição ou tema
específico. A ideia é valorizar o que todo aspirante a filósofo tem em comum: o amor
pelo conhecimento. A dinâmica será conduzida por um roteiro de oito perguntas
provocativas, como “Qual é a contribuição dos filósofos e filósofas para a sociedade
atual?” e “O que a Filosofia lhe ensinou de mais valioso?”, e assim incentivar a reflexão
pessoal e coletiva. Não será necessário apresentar textos escritos, permitindo que
as falas surjam de forma espontânea.
Douglas Ezequiel, mestrando em filosofia pela UEL, e um dos organizadores,
conta como surgiu a ideia para o evento: “O evento foi inspirado, indiretamente,
numa roda de conversa promovida por alunos de outra Universidade. Só mais tarde,
ao notar que os eventos de Filosofia costumam girar em torno de um ou dois
filósofos, ou de um recorte ‘ultraespecífico’, percebi o valor de um espaço para a fala
espontânea. Nesse formato, o filósofo ou a tradição ficam em segundo plano tanto
quanto possível, permitindo que o aluno, às vezes já saturado de referências,
expresse o significado que a Filosofia teve e tem em sua vida”, explica.
As rodas de conversa com professores ocorrerão nas três noites do evento, sempre
às 19h, no Anfiteatro Maior do CLCH. Os docentes poderão falar sobre o que foi
decisivo na escolha de sua área de investigação, como Ética, Política, Estética ou
Epistemologia, e sugerir formas de aplicar esses saberes à vida pessoal e coletiva
no contexto social contemporâneo, além de compartilhar suas experiências e
envolvimento com a filosofia.
Experiências acadêmicas
“Fiquei surpreso com a forma inabitual da proposta, que solicita aos convidados refletirem e compartilharem suas próprias experiências acadêmicas. As perguntas orientadoras, sempre diretas e pontuais, obrigam a pensar, por própria conta e risco, problemas com os quais lidamos de um modo mais indireto quando realizamos nossas pesquisas. Será, portanto, uma boa oportunidade para ver como os convidados se posicionam, por exemplo, frente a uma questão por vezes constrangedora: ‘Você se considera um filósofo? Por quê?’ Sendo assim, o convite me pareceu uma cilada amistosa, pela qual sou muito grato, já que, tanto quem pergunta, quanto quem responde, ambos estão submetidos às mesmas dificuldades. Mas, também, quem ouve”, comenta José Weber, professor do
Departamento de Filosofia e um dos docentes participantes.
As demais comunicações serão de manhã e à tarde, nas modalidades presencial e on-line, no dia 10, sempre com um mediador. Durante o evento, também será gravado um podcast, permitindo que estudantes de outros cursos e a comunidade externa possam conhecer mais de perto a rotina acadêmica filosófica.
Inspirado na reflexão socrática do “autoexame” e do conhecimento de si, o evento
convida cada participante a se apropriar dos ensinamentos filosóficos que
enriqueceram a vida de outros alunos, enquanto explora e contribui com sua própria
singularidade.
Inscrições
As inscrições para ouvintes já estão abertas e vão até 9 de setembro, podendo ser
feitas pela página do evento. Para comunicadores, o prazo final é 31 de agosto, pelo
formulário de inscrição. Ambas as modalidades oferecem certificado. A participação
é gratuita e aberta à comunidade acadêmica interna e externa da UEL, bem como a
todos os interessados da região. Para mais informações, acesse o perfil do evento, ou entre em contato pelo e-mail.

(A partir de texto de Manoel Costa, mestrando em Filosofia)