Comunidade da UEL ganha acesso a base de dados internacional

Comunidade da UEL ganha acesso a base de dados internacional

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL (PRoPPG) adquiriu uma licença para que toda a comunidade acadêmica interna usufrua da plataforma Scival, da Editora Elsevier. A ferramenta oferece análise estratégica de produção científica a nível mundial. O acesso já está permitido a alunos e professores em formato de teste, sendo que a partir de […]

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL (PRoPPG) adquiriu uma licença para que toda a comunidade acadêmica interna usufrua da plataforma Scival, da Editora Elsevier. A ferramenta oferece análise estratégica de produção científica a nível mundial.

O acesso já está permitido a alunos e professores em formato de teste, sendo que a partir de 1º de novembro, torna-se permanente. A ação foi possível por meio de uma Encomenda Governamental direcionada a Pós-Graduação Stricto sensu, e um treinamento para os interessados será promovido no início de novembro gratuitamente, com emissão de certificado.

O que ela oferece

A plataforma contém uma série de métricas da produção científica do mundo todo, permitindo que os usuários avaliem o desempenho da sua pesquisa e a comparem com o trabalho de seus pares. A fonte é a base de dados bibliográfica Scopus.

Também é possível conferir o nível de instituições e seus departamentos, identificar parceiros em potencial para colaborações e analisar a bibliometria real usada em rankings de prestígio, como o Times Higher Education (THE), QS World University Rankings e US News Best National Universities Rankings. Conforme o THE 2026, a UEL é a melhor universidade estadual do Sul do Brasil.

As parcerias forjadas podem ser avaliadas por meio de mapas e tabelas interativas, sendo que os trabalhos podem ser filtrados por assuntos, localização, setor, número de autores e áreas de pesquisa. No geral, é um modo de mostrar o impacto das pesquisas de forma mais ampla para o público, possíveis doadores, governos e órgãos financiadores.

Site disponibiliza um passo a passo de como usar a plataforma (Foto: André Ridão)

Diagnóstico da produção

No âmbito da Universidade, uma das funções da plataforma é servir como ferramenta de análise de toda a pesquisa produzida internamente, com acesso disponível por dois anos. “É muito importante, tanto institucionalmente, quanto quando fizermos captação de recursos em editais, porque conseguimos ter um panorama, um diagnóstico do que é feito na UEL”, considerou Suzana Mali de Oliveira, diretora de Pós-Graduação e uma das pesquisadoras mais influentes do mundo, conforme o Ranking Stanford/Elsevier.

Sobre os rankings internacionais que podem ser analisados dentro da Scival, Oliveira informou que também são elencados os parâmetros utilizados na escolha das universidades. Reforçou ainda que qualquer usuário que possua conta institucional da UEL pode acessar a ferramenta, e não somente alunos e professores da pós-graduação.

“Eu consigo mapear e entender onde estão as principais publicações e parcerias, as principais áreas em que a UEL se destaca mundialmente, porque ela faz uma leitura mundial, de cunho internacional, cruzando informações e comparando”, pontuou a diretora.

Treinamento

O manuseio da plataforma será ensinado em um treinamento online no dia 3 de novembro, às 14h. Os participantes devem se inscrever por meio do link, e todos receberão a gravação e certificado. Mesmo que o usuário não possa participar da reunião de forma síncrona, é aconselhado que se inscreva, para poder assistí-la em momento oportuno.

* Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.