Abertas as inscrições da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física

Abertas as inscrições da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física

Com aulas gratuitas, programa é voltado a professores efetivos da rede pública de ensino que possuam Licenciatura em Educação Física

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aceita, até 18 de setembro, inscrições para a turma pioneira do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), ofertado pela primeira vez na Instituição. São 20 vagas para professores graduados em Licenciatura em Educação Física, efetivos da rede pública de ensino, com ingresso em 2027 e aulas gratuitas. O processo de seleção segue as normas estabelecidas no edital nacional, com aplicação da prova classificatória em 18 de outubro mediante o pagamento de R$150,00.

Ângela Palma, professora do Departamento de Estudo do Movimento Humano, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), será a coordenadora do ProEF na UEL. Ela explicou que as disciplinas, atividades obrigatórias e eletivas irão ampliar os conhecimentos dos alunos, em um processo de formação continuada, e transformar a realidade das suas aulas. “É requisito para a conclusão do curso uma pesquisa de intervenção aplicada na sua própria escola. Esse fato contribui para o docente ser propositor de resolução de problemas da instituição, e poderá tornar-se referência em inovação pedagógica na região”, considerou Palma.

(Arquivo COMUEL)

O calendário das aulas será estruturado para não causar mudanças ao ofício dos professores. As disciplinas presenciais ocorrerão às sextas-feiras (tarde e/ou noite) e aos sábados (manhã e tarde). As atividades remotas síncronas ou encontros semanais, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), poderão acontecer no período noturno (19h às 23h) em qualquer dia da semana. Já as eletivas presenciais serão concentradas nos meses de janeiro ou julho, aproveitando o recesso escolar dos professores.

Oferta pioneira na UEL

O Programa oferece 480 vagas distribuídas entre 32 Instituições Associadas de todas as regiões do Brasil. A recém-chegada UEL disponibiliza 20, com 12 para Ampla Concorrência e oito para Ações Afirmativas. O candidato deve, obrigatoriamente, pertencer à carreira do magistério no componente curricular de Educação Física, com vínculo público efetivo.

As vagas não preenchidas por docentes das redes públicas poderão ser ocupadas por professores de outras redes de Educação Básica, em um percentual de até 30% do total. Existe a possibilidade de bolsa por até 24 meses aos estudantes, sendo que o número destinado ao ProEF na UEL será divulgado em edital próprio. Ao final do curso, o discente que cumprir todos os requisitos definidos nas normas regulatórias do Programa receberá o título de Mestre em Educação Física. 

Inscrições e Exame

A inscrição deve ser efetuada até as 18h de 18 de setembro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, com envio dos documentos solicitados no edital e investimento de R$150,00. O processo de seleção é constituído por provas Objetiva e Dissertativa, que serão aplicadas no dia 18 de outubro.

A classificação final será divulgada em 4 de dezembro, com ingresso dos aprovados no ano que vem. Como Instituição Associada, a UEL disponibiliza o e-mail proef.emh@uel.br para sanar dúvidas.

*Bolsista na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.