TCC de História é premiado em concurso do Ministério da Defesa e MEC

Trabalho analisou as relações militares e políticas entre Brasil e EUA de 1944 a 1948.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do historiador Vinícius Marcondes Araújo, de 23 anos, graduado pela UEL, foi premiado na 1ª Edição do Concurso Ministério da Defesa/ Ministério da Educação de Monografias sobre Defesa Nacional – Prêmio Santos Dumont. O trabalho ficou em sexto lugar no concurso promovido pelo Governo Federal, que reconhece pesquisas que tratem da temática da Defesa Nacional.

O trabalho de Araújo, “Novo Modelos para Velhos Projetos: as Relações Militares e Políticas Brasil-Estados Unidos no Pós-Segunda Guerra”, analisou as relações entre os dois países de 1944 a 1948, a partir de documentos digitalizados e conseguidos por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Brown University, de Rhode Island (EUA). “Os documentos, inclusive, só estavam disponíveis fisicamente e foram disponibilizados agora para consulta em formato digital”, completa o historiador.

Vinícius Marcondes Araújo vai acompanhar a cerimônia de entrega do prêmio em Brasília (FOTO: Arquivo Pessoal)

A premiação do concurso é de R$ 7 mil para o primeiro lugar, R$ 6 mil para o segundo, R$ 5 mil para o terceiro, R$ 4 mil para o quarto, R$ 3 mil para o quinto, R$ 2 mil para o sexto, além de uma menção honrosa. A cerimônia de premiação será no Ministério da Defesa, nesta quarta-feira (15), a partir das 15 horas. “O Governo Federal custeou a hospedagem e a viagem. Estou bastante empolgado, acho que é uma ótima oportunidade para estudantes que querem se aventurar na pesquisa ainda na graduação”, pondera.

Concurso – O concurso sobre monografias de Defesa Nacional já é uma prática do Ministério da Defesa desde 2012. A partir deste ano, a competição passa a ser realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC).