Ex-alunos de Música conquistam 1º lugar no Festival Nacional da Canção, em MG

Dupla londrinense conquistou público e jurados em evento que ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro, em várias cidades mineiras.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Dois ex-alunos do curso de Música acabaram de conquistar o 1º lugar no 52º Festival Nacional da Canção (Fenac), considerado o mais importante do país, tanto pela tradição de meio século quanto por servir de palco para revelar a nova safra de compositores brasileiros que buscam divulgar canções autorais. A canção “Juro”, balada romântica de autoria de David Mour (letra e música) e interpretada pelo pianista Vitor Malta, conquistou os jurados e o público que lotou a praça do Fórum de Boa Esperança (MG), onde foram realizadas a semi e a final do Festival, respectivamente nos dias 8 e 9 de setembro.

A aclamação do público, que interagiu durante a interpretação da dupla, aliada ao conteúdo da canção – que traz uma receita antiga dita de forma nova: o medo de perder quem se ama -, foram implacáveis para o resultado. Dez compositores estavam participando da grande final no último sábado, escolhidos em meio a artistas de 22 estados e cinco países. Ao todo, foram mais de mil canções analisadas na primeira seleção, da qual saíram as 100 músicas que seriam apresentadas na segunda etapa do festival. Nessa fase, foram realizadas etapas presenciais em Perdões, Coqueiral, Três Pontas, Nepomuceno e Elói Mendes. Em cada uma delas, foram selecionadas quatro canções.

David e Vitor graduaram-se em Música na UEL em 2017 e 2022, respectivamente. Consideram que a formação foi fundamental para solidificar as carreiras artísticas. David é compositor desde os 14 anos, enquanto Vitor é pianista e saxofonista com passagem pelo reconhecido Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP).

David Mour e Vitor Malta ficaram com o primeiro lugar no Fenac, em MG, com a canção “Juro” (Agência UEL)

Trajetória

David conta que já havia inscrito composições no Fenac, sem conseguir entrar na seleção. A ideia de inscrever a canção “Juro” veio do parceiro Vitor, que considerava a balada com grande potencial para agradar jurados e público. A insistência valeu a pena. Após ser aprovada na grande peneira, os dois combinaram que a interpretação seguiria a receita “voz e piano”.

O compositor é conhecido do público local, ávido por música brasileira. David está entre os londrinenses mais ouvidos na plataforma Spotify, com mais de 2,3 mil ouvintes. Para manter esse volume, a produção precisa conciliar qualidade e quantidade. O compositor não sabe precisar quantas músicas tem na curta carreira, mas afirma que produz três canções semanais.

Conquistar o primeiro lugar no mais importante festival do país é uma oportunidade de evidenciar a carreira musical e de se tornar mais conhecido. A comemoração pé vermelha será neste sábado (17), a partir das 20 horas, no Bar Valentino (Av Faria Lima, 486), no show “Sábado Tropical”. Na ocasião, David dividirá o palco com o compositor Batupé, Vitor e demais parceiros. Os ingressos antecipados custam a partir R$ 15.

Ouça a canção “Juro” no Spotify.