Banco de Resíduos Têxteis é um dos vencedores do prêmio Design For a Better World

Banco de Resíduos Têxteis é um dos vencedores do prêmio Design For a Better World

Em atividade desde 1997, o sistema atua na geração de oportunidades e conexões utilizando o design e a inovação em diversos setores da economia.

Iniciativa pioneira no Brasil desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Design, Sustentabilidade e Inovação (DeSIn), do Departamento de Design da UEL, o Banco de Resíduos Têxteis (BRT) foi um dos projetos premiados na edição de 2022 do prêmio Design For a Better World (“Design Para um Mundo Melhor”, em português), promovido pela associação Centro Brasil Design. Em atividade desde 1997, o Centro Brasil Design atua na geração de oportunidades e conexões utilizando o design e a inovação como geradores estratégicos de competitividade em diversos setores da economia.

De acordo com a comissão organizadora da premiação, o reconhecimento é endereçado a pessoas, negócios, startups, projetos e organizações que vêm contribuindo com suas soluções de impacto em demandas emergentes no País.

Neste sentido, o sistema BRT foi reconhecido como um importante aliado da indústria têxtil, dos profissionais que atuam com a separação e destinação de materiais recicláveis e, principalmente, do meio ambiente. Isso porque o principal objetivo do sistema é evitar o descarte anual de cerca de nove mil toneladas de resíduos de tecidos no aterro sanitário de Londrina. 

Apostando em um sistema de logística reversa, o sistema BRT é constituído por pontos de coleta de tecidos, instalados em pontos de grande circulação de pessoas. Dentre estes locais estão os shoppings centers Catuaí, Aurora e Boulevard, o Restaurante Universitário da UEL, e os corredores dos centros de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), e Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Em seguida, o material é transportado e processado por meio de maquinário específico. Ainda em fase experimental, a máquina possui possui a capacidade de desfibrar 20 toneladas de resíduos por mês. 

O sistema BRT é liderado pelos professores Suzana Barreto Martins e Cláudio Pereira de Sampaio, e é fruto do projeto “Logística Reversa de Resíduos Têxteis Industriais e Pós Consumo: design aplicado a sistemas e serviços sustentáveis e modelos de negócios”, iniciado há 12 anos na UEL. 

“O prêmio é muito importante para dar ainda mais visibilidade ao nosso sistema, até porque a nossa ideia é replicar pelo País”, comenta a docente Suzana Barreto Martins.

Cerimônia de entrega do Prêmio “Design For a Better World” foi realizada de forma remota nesta semana (Reprodução)

Parcerias

Ela conta que, graças à visibilidade que o trabalho vem alcançando, empresas geradoras de resíduos têxteis estão entrando em contato para firmar parcerias. Uma novidade interessante, afirma a docente, é a mais nova parceria firmada com as oito empresas associadas ao Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar), que passarão a contar com o apoio técnico prestado pelos atores envolvidos com o Sistema BRT.

Graças à conquista do prêmio Design For a Better World, explica a docente, o Sistema BRT ficará exposto na iF World Design Guide, “a maior plataforma digital do mundo com foco no design”, conta. “Há um aplicativo que coloca os talentos do concurso 2022, os conceitos dos trabalhos premiados. Então, a importância é a visibilidade deste projeto para além do nosso contexto, em Londrina, Paraná”, orgulha-se.

Nesta edição do prêmio Design For a Better World, o corpo de jurados foi formado por mais de 30 nomes de diversas áreas, principalmente docentes de Instituições de Ensino Superior (IES), iniciativa privada e veículos de comunicação especializados. 

 

Leia também