Estudante da UEL conquista Prêmio Bom Design 2022

Prêmio confere visibilidade aos melhores trabalhos de conclusão de curso ou equivalentes do Sul do Brasil. Cerimônia foi realizada em São Paulo.

José de Arimathéia

Agência UEL

A estudante Fernanda de Oliveira Massi, formanda em Design de Moda na UEL, é uma das vencedoras do Prêmio Bom Design 2022. A premiação foi criada em 1987 e sofreu interrupção em 1996. Foi retomada em 2009 e é concedida anualmente pela Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (ProDesign>pr) e pelo Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Design do Paraná. O anúncio foi feito nesta segunda (28), em cerimônia realizada em São Paulo.

O Bom Design tem o objetivo de conferir prestígio e visibilidade aos melhores trabalhos de conclusão de curso ou equivalentes do sul do Brasil, do ponto de vista dos profissionais atuantes no mercado e promover um espaço de discussão entre as práticas profissionais e as instituições de ensino de Design.

Orientada pelas professoras Suzana Barreto Martins e Iana Uliana Perez (UNESP), Fernanda venceu com seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Produção de vestuário para a sustentabilidade por meio do Open Design, fabricação digital e produção distribuída: competências necessárias”. Obteve o  primeiro lugar na categoria Desgin Teórico.

Segundo a professora Suzana, o estudo vem sendo construído há anos, desde que a estudante se tornou bolsista, em 2019. Ela extrapolou o conteúdo do curso na UEL e visitou laboratórios em Curitiba e São Paulo para saber mais sobre a fabricação digital (impressões em 3D) e validar as competências necessárias. Como trabalho teórico-prático, também produziu peças e acessórios.

Não é a primeira vez que o curso de Design de Moda da UEL recebe este prêmio. Em 2021, por exemplo, foram três trabalhos premiados.