Agente interno da UEL recebe prêmio da Controladoria Geral do Estado

A Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Prefeitura de Curitiba, realizou uma cerimônia para premiar os servidores que mais se destacaram durante o ano de 2022. A UEL foi reconhecida, pela primeira vez, na categoria de agente revelação do Controle Interno. O agente contemplado com o prêmio foi Adão Aparecido Brasilino, que […]

A Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Prefeitura de Curitiba, realizou uma cerimônia para premiar os servidores que mais se destacaram durante o ano de 2022. A UEL foi reconhecida, pela primeira vez, na categoria de agente revelação do Controle Interno. O agente contemplado com o prêmio foi Adão Aparecido Brasilino, que trabalha há quatro anos no Sistema de Controle Interno da Universidade.

A cerimônia de premiação foi promovida ao final do 3º Seminário Paranaense contra a Corrupção, o qual contou com painéis que debateram o uso da tecnologia para o exercício do controle social sobre a administração pública. Além do Controle Interno, os servidores premiados também atendem nas áreas de Ouvidoria, Transparência e Compliance. Ao todo, 15 pessoas foram homenageadas: três servidores e 12 agentes.

De acordo com Adão, o Controle Interno está em processo de expansão e o prêmio é resultado do trabalho que tem sido desenvolvido na área. “Há poucos anos atrás era [um setor] desconhecido e, hoje, está entrando em expansão. Com essa expansão do trabalho de controle, mitiga os riscos de corrupção”, afirma. “Fiquei feliz com o prêmio. É o primeiro que a UEL recebe nesta categoria e fiz parte da história do controle, marcando o primeiro de muitos que virão, tenho certeza.”

Adão Aparecido Brasilino, Agente Destaque em 2022 na categoria de agente revelação (Agência UEL)

Trajetória na Universidade

Adão Aparecido Brasilino trabalha na UEL há 28 anos. Ele entrou na instituição, em 1994, por meio de um concurso público, tendo iniciado sua trajetória no Hospital Universitário (HU) como técnico de enfermagem. Durante 11 anos, atuou na representação sindical da categoria Técnica Administrativa da Universidade. Há cinco anos, foi convidado a compor a equipe da Administração da UEL e, em 2018, assumiu o Sistema de Controle Interno da instituição.

O agente é formado em Fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), possui Pós-graduação em Ciências Fisiológicas pela UEL e Pós-graduação em Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil pela UniCesumar. Além disso, Adão está cursando o 8º período em Direito, também na UniCesumar.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.