Reitora da UEL é reconhecida como personalidade de destaque pela Alep 

Reitora da UEL é reconhecida como personalidade de destaque pela Alep 

Entrega ocorreu durante sessão especial da Assembleia, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina 2023.

A reitora da UEL, Marta Favaro, foi homenageada na noite da última quinta-feira (13) como uma das 25 personalidades de destaque em Londrina que receberam certificados de menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A cerimônia de entrega ocorreu durante sessão especial da Alep, realizada no Recinto José Garcia Molina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, como parte da programação oficial da ExpoLondrina 2023.

A reitora foi reconhecida como uma personalidade de Londrina e região pela experiência e atuação nas áreas de educação e gestão pública e pela posição destacada junto à UEL, onde atua como educadora e pesquisadora desde 1998, tendo inclusive ocupado várias funções, da docência no Departamento de Educação (Ceca) à administração. A indicação partiu do primeiro secretário da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD).

Também foram homenageadas várias personalidades que representam os diversos segmentos da sociedade local, como o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Fernando Morais; o arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz; o cirurgião Nobuaqui Hasegawa, membro da Comissão de Prevenção da Cegueira e Reabilitação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre outros. 

Sessão especial homenageou reitora, que está na UEL desde 1998. Cerimônia de entrega ocorreu no recinto José Garcia Molina, na Exposição (Foto: Beatriz Botelho/Agência UEL)

Assembleia itinerante

A sessão especial marcou o início de um projeto itinerante da Assembleia, que pretende descentralizar o trabalho e difundir a atuação parlamentar em vários municípios do estado. Durante os últimos dias, deputados participaram da ExpoLondrina, contatando lideranças e representantes de entidades. Um estande da casa foi montado no Parque Ney Braga.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), afirmou que a presença do Poder Legislativo em Londrina demonstra o respeito pelos municípios. “É esta Assembleia que nós queremos que o povo reconheça como a mola propulsora da democracia. A Assembleia é o grande alicerce de todas as reivindicações que surgem no Paraná, representadas pelas lideranças eleitas. Estamos aqui para demonstrar o respeito à cidade de Londrina e ao Norte do Paraná. Temos a pretensão de correr as dez maiores cidades do estado para ouvir e abraçar as reivindicações de toda a população. O sentimento de nossa gente deve se tornar as realizações da Assembleia Legislativa”, disse Traiano.

O primeiro secretário da Casa, deputado Alexandre Curi, frisou o orgulho de estar em Londrina debatendo propostas do Estado do Paraná. “Esta Mesa Executiva foi eleita por unanimidade. Assumimos com grande responsabilidade, transparência e modernização. No entanto, vimos a falta de informação em relação ao trabalho da Assembleia. Por isso, decidimos iniciar este projeto para deixar a Assembleia mais próxima da população, que pode manifestar sua opinião, dar suas sugestões. E é isso que estamos fazendo. É uma honra muito grande começar pela segunda maior cidade do estado”.

Os deputados estaduais que representam Londrina no Poder Legislativo também manifestaram a importância de a Assembleia estar presente no interior do Estado. A deputada Cloara Pinheiro (PSD) destacou o momento histórico. “É bom estar aqui. Desde 1985 eu participo da ExpoLondrina. Estou orgulhosa de estar aqui e ver nossos amigos. Volto a esta feira como deputada. Esse momento é histórico na Assembleia”.

O deputado Cobra Repórter (PSD) destacou o trabalho dos parlamentares em prol da população. “Quando cheguei à Assembleia, vi o quanto um deputado trabalha, mas percebi que realmente as informações não chegam nas pessoas. Por isso, peço que vocês possam levar essas informações para outras pessoas, pois estamos levando as demandas da população para intermediar junto ao governo”.

O deputado Tercílio Turini (PSD) comentou sobre uma das principais reivindicações do londrinense: a construção do contorno leste. “Queria parabenizar a Mesa Executiva pelo acerto de trazer a Assembleia Itinerante para cá. O documento que vamos entregar destaca a necessidade de construção do contorno leste. Temos de colocar essa reivindicação no contrato do novo modelo de pedágio. Não temos nenhum contorno em Londrina. O momento é este. Se não colocarmos agora, vamos reclamar por 30 anos. Tenho certeza de que a Assembleia vai nos ajudar nisso”.

Já o deputado Tiago Amaral (PSD) destacou a ação da Mesa Executiva. “Quero agradecer a iniciativa. Não é um simples gesto. Não é a simples presença para dizer que estamos aqui. Os símbolos representam o respeito da Casa ao povo do Paraná. Esse respeito enche a todos nós de orgulho. Esta cidade fomenta muito do que nosso Estado é. E não tem nada que represente mais o povo londrinense que nossa ExpoLondrina. É aqui que conseguimos apresentar o nosso município, misturando a pujança do campo com a qualidade de vida que esta cidade oferece”.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Alep.

Leia também