Estudantes de Direito são campeões da V Competição de Arbitragem no Agronegócio

Grupo venceu estudantes de graduação das principais universidades do País, entre os dias 16 e 17 de junho.

Os estudantes do curso de Direito (Cesa) trouxeram mais uma importante conquista para a Universidade Estadual de Londrina em uma competição nacional. Desta vez, a equipe de Arbitragem (ArbUEL) sagrou-se a grande campeã na V Competição de Arbitragem no Agronegócio (Camagro), competindo ao lado de estudantes de graduação das principais universidades do País. O evento ocorreu entre os dias 16 e 17 de junho, em São Paulo.

A Camagro é uma competição promovida pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio, instituição voltada à administração dos métodos adequados de resolução de conflitos em negócios agrários. Neste evento, os estudantes são desafiados a enfrentarem um caso jurídico fictício sobre o qual devem elaborar defesas escritas e orais tanto para os requerentes na ação, quanto para os requeridos. As peças escritas e as defesas orais são avaliadas por um tribunal arbitral simulado formado por professores e advogados ligados à Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio.

“Era um caso fictício, porém bastante recorrente no Direito do Agronegócio, de um contrato de compra de soja futura em que o produtor rural já planta a soja fixando no contrato o valor de venda para a safra. Houve um aumento muito grande no valor do dólar e o produtor gostaria de revisar o contrato”, explica a docente do Departamento de Direito Público da UEL, Patrícia Ayub da Costa, orientadora da equipe, ao lado da graduanda Larissa Zanin.

Equipe da ArbUEL. Antes, grupo já havia conquistado o campeonato da Regional Sul, em Florianópolis (Foto: Arquivo pessoal).

Percurso

A trajetória até a grande final, que ocorreu de forma presencial na Universidade de São Paulo (USP), contou com etapas regionais durante o mês de maio. A equipe da UEL participou da Regional Sudeste, no formato híbrido, em que conquistou o 3º lugar. Além dessa etapa, a ArbUEL foi a campeã da etapa Regional Sul, realizada em Florianópolis (SC).

Já na semifinal, competiu ao lado das equipes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (Unifaahf). Na grande final, a ArbUEL superou os mineiros da UFMG, conquistando o primeiro lugar.

Participaram como oradores as estudantes Erika dos Santos, Júlia Abreu e Geovana Camargo, além do aluno Felipe Legnani, escolhido como o 6º melhor orador dentre os estudantes de todas as Instituições de Ensino Superior na competição. Já os alunos Erick Sugimoto, Júlia Baroli, Luiz Abdalla, Maria Daniele Vieira da Silva, Marianne Freitas, Marina Ticianelli, Nathalia Manfio e Yasmim Alves participaram como pesquisadores.

A professora Patrícia Ayub ressalta a importância da participação dos estudantes da UEL em competições acadêmicas nacionais e internacionais como um complemento à preparação para a prática profissional e desenvolvimento de habilidades de pesquisa, oratória e trabalho em equipe.