Estudo da UEL é destaque em evento nacional de pesquisa em odontologia

Estudo da UEL é destaque em evento nacional de pesquisa em odontologia

Pesquisa conquistou o 1º lugar na categoria Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva, em evento em Campinas/SP.

Um estudo que analisou os processos licitatórios para aquisição de pasta dental por prefeituras do Norte do Paraná foi premiado durante a 40ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPO), realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Expo D. Pedro, em Campinas (SP), que reuniu mais de 4 mil pesquisadores. O estudo foi desenvolvido pelo professor Pablo Guilherme Caldarelli, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e conquistou o 1º lugar na categoria Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva, que considera iniciativas que apresentem relevância social com reflexo na qualidade de vida da população.

A pesquisa premiada, “Análise de processos licitatórios para aquisição de dentifrícios por municípios do Norte do Paraná”, avaliou o sistema de compra das pastas utilizadas para escovação e distribuídas no SUS. A compra é realizada a partir de licitações, cabendo aos órgãos públicos a responsabilidade pela compra de produtos com efeito anticárie.

De acordo com professor, o objetivo do estudo foi analisar atos licitatórios para a compra de dentifrícios em municípios da macrorregião Norte do Paraná, verificando sua adequação aos marcos regulatórios vigentes e ao conhecimento científico. Por meio da análise dos descritivos das licitações, ele constatou a deficiência e a falta de especificações, como a presença de F (solúvel) no produto, além de concentrações em desacordo com marcos regulatórios e evidências científicas.

No ano passado, o professor Pablo Caldarelli se destacou na 39ª Reunião da SBPO, com estudo sobre Odontologia de Mínima Intervenção (OMI) nos serviços públicos de saúde (Arquivo pessoal).

No ano passado, o professor Pablo Caldarelli também conseguiu destaque na 39ª Reunião da SBPO com estudo desenvolvido pelo Núcleo de Odontologia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEL sobre o uso da Odontologia de Mínima Intervenção (OMI), durante a pandemia de Covid-19 nos serviços públicos de saúde.

O trabalho foi realizado pela orientanda de Caldarelli, a cirurgiã dentista Alaína Fioravante, e mediu a percepção de profissionais vinculados a serviços públicos de saúde sobre as técnicas de Odontologia de Mínima Intervenção praticadas durante a pandemia. A SBPqO é a divisão brasileira da International Association for Dental Research (IADR).  As Reuniões Anuais da SBPqO têm se consolidado como o evento mais importante em pesquisa do país, na área da Odontologia.

Leia também