Pesquisador da UEL e Fundação Araucária conquistam 1º lugar no Prêmio Confap

Gerson Nakazato e Fundação Araucária receberam prêmio sobre inovação para o setor empresarial na noite desta quarta (13), em Brasília.

O professor Gerson Nakazato, do Departamento de Microbiologia (CCB) da UEL, recebeu na noite desta quarta-feira (13) o primeiro lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner, na categoria “Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação para o Setor Empresarial. Na ocasião, a Fundação Araucária também conquistou o primeiro lugar no Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, na categoria “Desenvolvimento de Ecossistema de CT&I”, com o Programa Escola Doutoral da Cátedra Araucária: Desenvolvimento Territorial Sustentável – Eixo Capricórnio”. A premiação ocorreu em Brasília/DF, no Sesi Lab, na abertura do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap.

“A conquista do primeiro lugar no Prêmio Confap como pesquisador inovador no setor empresarial representa para mim e para a UEL o reconhecimento dos nossos trabalhos e o fortalecimento da inovação no Paraná e em todo o País. É de grande relevância a interação que ocorre entre a academia e a iniciativa privada e isso demonstrado em todos os projetos que envolvem a pesquisa aplicada como também junto com a ciência básica”, afirmou o pesquisador Gerson Nakazato sobre o prêmio.

Pesquisador Gerson Nakazato (centro) recebeu premiação, indicado pela Fundação Araucária (Fotos: Kennedy Barros/Confap).

Fundações

Esta foi a 3ª edição a premiação criada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I foi outorgado a seis iniciativas das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional. A novidade, desta vez, foi a outorga do prêmio a um gestor e a um técnico inovadores com atuação em agências de fomento à CT&I no Brasil.

A iniciativa da Fundação Araucária Escola Doutoral constitui-se de um dispositivo ativo para a criação de redes de internacionalização. Ela é uma das ações efetivas da Cátedra Araucária, criada em março de 2022 com o objetivo de estimular e integrar a investigação científica conjunta e internacional tendo, como tema principal, a fronteira do conhecimento do Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS). A partir desse tema prioritário considera, também, a referência geopolítica do Eixo de Capricórnio, compreendendo os países da América do Sul, África, Austrália e Polinésia e seus contextos desafiadores emergenciais, como: mudanças climáticas, novas organizações sócio técnicas, pós-pandemia e novos contextos geopolíticos, além da transformação digital.

O presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig ressaltou a importância do apoio do Governo do Paraná para o desenvolvimento das ações realizadas pela Instituição e para o avanço da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do estado.

Fundação Araucária no momento do recebimento do prêmio. Agência de fomento em pesquisa é uma das principais do país.

“Nos últimos anos o governador Ratinho Junior nos ofereceu muitas condições para evoluirmos em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Paraná. As condições institucionais e financeiras foram dadas, a nossa parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é de muita sinergia e estes são os resultados”, afirma o presidente da FA.

Ele lembrou que nas três edições do Prêmio Confap a Fundação Araucária já recebeu quatro prêmios. “Tivemos a iniciativa das Rotas Estratégicas de CT&I – 2040, também a plataforma digital iAraucária que possibilita avançarmos com os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), iniciativa que também foi premiada. E agora, esta iniciativa da Escola Doutoral que nos possibilita uma sinergia muito grande com os nossos vizinhos e com as outras nações do Eixo de Capricórnio no mundo. Realmente estamos em um bom caminho e o Paraná, também graças ao desenvolvimento da CT&I vai se desenvolver muito, cada vez mais, nos próximos anos”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

O Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner foi outorgado a 15 pesquisadores e a três profissionais de comunicação em seis categorias. A lista completa dos pesquisadores e instituições agraciados com o prêmio pode ser conferida no site da Fundação Araucária. A cerimônia de entrega do Prêmio Confap foi transmitida pelo canal no YouTube

Com assessoria de comunicação da Fundação Araucária (FA).