Dissertação sobre imprensa alternativa e feminismos é premiada em evento
Dissertação sobre imprensa alternativa e feminismos é premiada em evento
Vinculada ao PPGCom, a dissertação ficou em terceiro lugar na categoria Mestrado Acadêmico do Prêmio Intercom. Evento este ano será em Balneário Camboriú.“A apropriação da palavra escrita é uma questão fundamental no processo de combate à invisibilidade”. Esta frase é da pesquisadora Danyela Barros Santos Martins de Queiroz, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UEL, que foi premiada com o terceiro lugar na categoria Mestrado Acadêmico do Prêmio Intercom de Comunicação 2024. Ela concorreu com a dissertação intitulada “Feminismos subalternizados e imprensa alternativa: encontros e disrupturas hegemônicas”. A orientação foi do professor Reginaldo Moreira, do Departamento de Comunicação (Ceca). As premiações da Intercom são anuais e estão divididas entre as categorias: Graduação, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado.
Danyela focou sua pesquisa em jornais que evidenciaram a vida e o cotidiano de mulheres negras, periféricas e de “sexualidades divergentes” durante o período da Ditadura Militar no Brasil. São periódicos de resistência que desafiavam a hegemonia da época, não só política, mas também comportamental.
Para isso, ela se debruçou sobre dois periódicos alternativos que eram veiculados no período, os jornais “Nzinga” e “Chana com Chana”. De acordo com a pesquisadora, essas publicações não encontravam espaço mesmo dentro do chamado “feminismo hegemônico”.
Ela também conta que a inclinação para estudar o tema surgiu de uma inquietação. “As pautas dos movimentos feministas me levam a pensar sobre todas a s ideias, modos de vida e desejos que tentam assentar sobre os nossos corpos”, reflete.
O orientador Reginaldo Moreira relata que ficou emocionado ao receber a notícia da colocação de Danyela. Esta é a sua primeira premiação enquanto orientador vinculado ao PPGCom. Ele relata que a premiação reconhece a metodologia empregada, denominada “Cartografia Sentimental”. “Ter este trabalho reconhecido pela Intercom dá credibilidade nesta (anti) metodologia que a gente vem desenvolvendo”, conta.
A entrega presencial do prêmio será feita durante o 47° Congresso Brasileiro de Comunicação, que será realizado no mês de setembro no campus da Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú (SC).