Estudantes de pós-graduação da UEL são premiados em Simpósio de Neurologia Veterinária
Estudantes de pós-graduação da UEL são premiados em Simpósio de Neurologia Veterinária
Trabalhos desenvolvidas no PPG em Ciência Animal recebem prêmio no Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária.Dois trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UEL foram premiados no Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária (ABNV). O evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em Campinas/SP, e teve como tema principal “Doença do disco intervertebral”. As pesquisas premiadas são dissertações de Mestrado da área de Neurologia Veterinária e foram orientadas pela professora Mônica Vicky Bahr Arias, do Departamento de Clínicas Veterinárias, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).
Um dos trabalhos premiados foi “Desenvolvimento computacional e análise por elementos finitos de um implante paciente-específico para estabilização via acesso dorsal da articulação atlantoaxial”, de Adan Peres Cabreira, que defendeu sua dissertação de mestrado neste ano e teve a colaboração de Gabriel Antônio Diamante e Thales Bregadioli. Nesta pesquisa foi desenvolvido um implante para ser usado no tratamento cirúrgico de uma doença que, segundo Cabreira, ocorre em várias raças de cães pequenos.
A outra pesquisa é do ainda mestrando Matheus Henrique Dário Silva, com o tema “Dinâmica das ondas da pressão intracraniana não invasiva em diferentes graus de elevação da cabeceira do leito em cães saudáveis – resultados preliminares”. Ele contou com a colaboração da doutoranda em Ciência Animal Giselle de Lima Bernardes, do residente do Hospital Veterinário Henrique Sprengel e das bolsistas de Iniciação Científica Ariadne Rocha, Yasmin Marlier e Beatriz Campos.
O mestrando explicou que a pesquisa monitora as ondas da pressão intracraniana de cães para obter valores normais, que depois podem ser comparados com cães doentes, e fazer isso de forma não invasiva. Segundo ele, diversas doenças causam o aumento dessa pressão nesses animais, e isso precisa ser identificado e tratado.
De acordo com Mônica, todo ano o Simpósio seleciona os três melhores trabalhos inscritos no evento. Nesta edição, dois dos três eram de estudantes da UEL. Para a professora, isso mostra a qualidade da pesquisa desenvolvida na Universidade e a dedicação dos alunos. Ela ainda apontou que, se tratando de um evento com a presença de muitos profissionais da área de neurologia veterinária, é uma forma de divulgar as pesquisas que são feitas.
A premiação foi feita com base em resumos dos trabalhos enviados para o Simpósio. As três pesquisas premiadas foram apresentadas de forma oral no evento, e o prêmio para os pesquisadores é a inscrição para a próxima edição do Simpósio da ABNV.
*Estagiária de Jornalismo da COM.