Estudantes se destacam em congresso nacional de Direito de Família e Sucessões

Estudantes se destacam em congresso nacional de Direito de Família e Sucessões

Os estudantes participaram do II Congresso Científico do IBDFAM, que aconteceu nos dia 5 e 6 de junho

Nos dias 5 e 6 de junho, estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estiveram presentes no II Congresso Científico da Comissão Nacional de Pesquisa do IBDFAM, realizado na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Com o tema “Família: vulnerabilidades na Era Digital”, o evento reuniu nomes importantes do Direito e premiou produções acadêmicas de excelência.

(Foto: Acervo pessoal.)

Entre as principais conquistas, está o artigo de Amanda Figueiredo Santos e Giovanna Accorsi Sanches que foi eleito o melhor do congresso. A pesquisa, que abordou o impacto das tecnologias digitais na violência de gênero, foi orientada pela professora Brenda Mugnol. “Foi uma alegria muito grande, uma surpresa para a gente. Entre tantos trabalhos de altíssimo nível, o nosso foi premiado. Foi um gás, um incentivo para continuar pesquisando”, comemorou Giovanna.

Além disso, outros três artigos de alunos da UEL receberam menções honrosas. Um deles, escrito por Juliana Carvalho Pavão, Manuela Muniz Timóteo da Silva e Victor Volpatto Ferreira, abordou a influência da era digital nas comunidades indígenas. “Escrevemos querendo incentivar a pesquisa, não pensando em reconhecimento. Quando a gente soube que tínhamos recebido a menção honrosa, de fato foi inacreditável”, disse Manuela.

Os estudantes também ressaltaram a importância do incentivo de professores para produção acadêmica. “É muito importante que tenham professores que incentivem a área da pesquisa. Como a professora Daniela, que realmente nos incentiva muito e ajuda muito aos alunos, principalmente em um curso que normalmente a pesquisa é um pouco mais difícil de ser realizada”, afirma Victor.

Os outros dois artigos abordaram “Oversharenting e a proteção dos direitos da criança e do adolescente”, escrito por Giulia Marcelle Romanzini, Vivian Martins Sgarbi e Isabela Nabas Schiavon, e “Inteligência Artificial e Deepfake na educação familiar”, escrito por Larissa Camargo Vallim, Lucas André Fazolin Haas e Lucas Mendonça Trevisan.

Daniela Paiano, professora do Departamento de Direito Privado (CESA) e coordenadora do projeto de pesquisa que estuda o Direito da Família e Relações Sucessórias, afirma que o orgulho é coletivo. “A nossa sensação é de pai e mãe vendo seus filhos ganharem asas. Eles pertencem à UEL e representam a instituição com excelência nos eventos”.

Congresso Mercosul e Prêmio Zeno Veloso

(Foto: Acervo pessoal.)

Entre 29 e 30 de maio, Daniela participou do XV Congresso do Mercosul de Direito de Famílias e Sucessões, realizado em Bento Gonçalves (RS). O evento, de projeção internacional, reuniu os principais especialistas da área e promoveu a entrega do Prêmio Zeno Veloso.

A docente, que coordenou a comissão julgadora do prêmio, ressaltou a importância da premiação para fomentar a produção jurídica de excelência no país. “Esse prêmio reconhece teses, dissertações e propostas inovadoras na área do direito”, explicou.

Na ocasião, também foram divulgadas obras organizadas por professores e alunos da UEL, incluindo os três volumes da coletânea Direito de Família e das Sucessões, lançados pela editora Almedina. “Foram publicações com participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado, não só como autores, mas também como organizadores. E eu e a professora Rita Espolador, somos coordenadoras dessas três obras”, destacou a professora.

*Estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

CINEMA

Cine Ouro Verde exibe cinebiografia com atriz de The White Lotus como protagonista 

O Cine Teatro Ouro Verde exibe, entre os dias 27 e 29 de agosto, o drama biográfico sobre a escultora, pintora e cineasta francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), interpretada por Charlotte Le Bon, destaque por seu papel na série The White Lotus. O filme será exibido entre quarta e sexta-feira, diferentemente da programação normal, […]


Publicação

PPG em Direito Negocial lança “Contratualização das Relações Familiares e Sucessórias” nesta segunda (25)

O Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) recebe, na manhã desta segunda-feira (25), às 9h30, docentes e pesquisadores envolvidos na elaboração da obra “Contratualização das Relações Familiares e Sucessórias”, lançada pela Editora Foco. A publicação reúne artigos de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial (PPGDN). Confira os nomes ao final desta […]


Colóquio

Departamento de Música e Teatro promove evento nacional

O 1° Colóquio Nacional de Pesquisa em Música de Londrina busca promover diálogos entre pesquisadores e incentivar a produção científica. As inscrições ainda estão abertas


Desafios

GESPAM e CCS promovem I Congresso Nacional de Saúde Mental da UEL

Com uma proposta interdisciplinar, evento tem como objetivo ser um momento de discussões e trocas sobre os desafios atuais, envolvendo saúde mental de adolescentes e o uso de substâncias psicoativas