PROEX lança edital para projetos de empoderamento feminino

Proposta contempla projetos de todas as áreas. Recursos vêm via Programa Institucional de Empoderamento e Liderança das Mulheres Paranaenses, da Fundação Araucária e SETI.

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) lançou edital nº 079/2022 para selecionar projetos de extensão que tenham como foco o empoderamento feminino, com vistas à formação de mulheres para quadros de liderança. O edital, no valor de R$ 500 mil, vem no âmbito do Programa Institucional de Empoderamento e Liderança das Mulheres Paranaenses, lançado por chamada pública pela Fundação Araucária e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Segundo o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da PROEX, Paulo Liboni Filho, a chamada para projetos de extensão da UEL vai até o dia 10 de junho. Podem ser inscritas propostas que tenham como foco o empoderamento feminino, bem como ações voltadas à capacitação de mulheres líderes, por meio de cursos de formação ou pela divulgação de práticas inovadoras na área. “Serão aceitos projetos de todas as áreas”, completou Liboni.

Edital nº 079/2022 da PROEX contempla projetos que incentivem o empoderamento das mulheres.
Divulgação

De acordo com o diretor, a chamada pública da Fundação Araucária e SETI, no valor de R$ 4 milhões, previa a divisão de recursos entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) de acordo com o número de programas de pós-graduação stricto sensu. Universidades com mais de 41 programas de Mestrado e Doutorado receberiam R$ 500 mil, entre elas a UEL.

Comissão examinadora

A Câmara de Extensão, em decisão colegiada, designou uma comissão com a função de avaliar possíveis propostas para o edital. A Comissão Institucional de Acompanhamento e Avaliação é composta por três professores, dos departamentos de Serviço Social (CESA), Medicina Oral e Odontologia Infantil (CCS) e Administração (CESA).

Os recursos serão distribuídos de acordo com os seguintes critérios, por ordem de importância: impacto social da proposta; experiência da equipe docente; interação dialógica da proposta com a sociedade; articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Não há um número limite de propostas a serem aceitas, o que vai depender das análises da comissão avaliadora.

As linhas temáticas possíveis no edital nº 079/2022 são Geração de Trabalho e Renda; Enfrentamento à Violência; Acesso a Inovações nas Tecnologias de Informação/Digital; Formação de Lideranças e Participação Social; Saúde da Mulher; Educação e Apoio e Avaliação de Políticas Públicas.

Informações sobre as inscrições podem ser acessadas no edital nº 079/2022, no site da PROEX. Na seção Editais e Chamadas, é possível baixar os anexos A e B, que deverão ser preenchidos pelos proponentes no ato de envio das propostas.