UEL participa do Dia da Sergipe com mostra de extensão e serviços, neste sábado (16)

Evento começa às 9h e deve reunir mais de 50 mil pessoas. Universidade apresenta projetos nas áreas da Saúde e Direito, entre outros.

Estudantes, professores e pesquisadores da UEL participam neste sábado (16) do Dia da Sergipe, uma tradição do comércio local. O evento é uma iniciativa do Núcleo da Rua Sergipe do Programa Empreender, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). A 12ª edição do evento das 9h às 14h, com expectativa de reunir mais de 50 mil pessoas. Tendas para atendimento à população serão montadas ao longo de cinco quadras, entre as ruas Minas Gerais e Hugo Cabral, oferecendo serviços gratuitos ofertados relacionados à estética e saúde, recreação para crianças e orientação sobre saúde e cidadania.

A UEL estará presente em três estandes montados entre as ruas Minas Gerais e Mato Grosso. Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, professora Zilda Andrade, a Universidade apresentará o Espaço Saúde HU/CCS, com práticas integrativas de auriculoterapia e aromaterapia, verificação de glicemia digital e pressão arterial, além de orientações nutricionais e a respeito de aleitamento materno.

Também serão prestadas informações sobre riscos e perigos com animais peçonhentos, prevenção de queimaduras e acidentes e incentivo à doação de órgaõs. Projetos de forte interação social como os núcleos Maria da Penha (Numape), de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher (Nuavidem) também enviarão equipes para esclarecimentos sobre a rede de atendimento e as diversas formas de enfrentamento da violência contra as mulheres.

Trecho entre Mato Grosso e Pernambuco deverá ser interditado para montagem de estantes e para facilitar circulação do público. Organização espera 50 mil pessoas (NCOM/Prefeitura de Londrina).

Ao longo do evento, o tráfego de veículos na Rua Sergipe será interditado no trecho entre as ruas Mato Grosso e Pernambuco. As ruas transversais ficarão liberadas para cruzamento – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Avenida São Paulo e João Cândido. Os pontos de ônibus da Rua Minas Gerais (Calçadão) e da Rua Sergipe (esquina com Rua Minas Gerais) ficarão desativados. Dessa forma, os usuários deverão embarcar no ponto anterior ou no ponto posterior.

Além da Prefeitura de Londrina, o Dia da Sergipe conta com o apoio de instituições públicas e privadas, incluindo a UEL, ACIL, Fecomércio, SESC, Senac, Sincoval, Sindióptica, Sebrae, Senai, Sesi, PUCPR, Sala do Empreendedor, Unicesumar, CMTU, Pitágoras/Unopar, Cohab, Sanepar e Governo do Paraná, além diversas empresas e empresários parceiros.