Estudantes da UEL colocam o pé na estrada em mais uma Operação Rondon Paraná

Operação é organizada pelo Governo do Estado e envolve universidades e prefeituras na implementação dos ODS.

Um grupo de 19 estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina embarcou em uma missão cujo objetivo é implementar ações de impacto social e ambiental em dois municípios do Paraná. A ação faz parte da Operação Rondon Paraná 2024, estratégia organizada pelo governo do estado em parceria com as universidades e prefeituras em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

O primeiro destino da viagem, que teve início nesta quinta-feira (4), foi Guarapuava, cidade sede da Instituição de Ensino Superior (IES) responsável por coordenar as ações desta edição, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). De lá, os estudantes partem para Santa Maria do Oeste e Turvo, municípios com cerca de 10 mil habitantes.

Participando pela segunda vez, a estudante do curso de Direito Luana Santos de Deus, 24, transformou as boas lembranças do trabalho desenvolvido no ano passado em combustível para enfrentar os desafios das próximas duas semanas. “Ano passado surgiu a oportunidade, não pensei duas vezes e fui. Adorei muito, foi bem desafiador montar as oficinas, mas também a convivência com outras pessoas, porque cada um vem de um lugar. Mas, todos focaram no propósito. Sou muito apaixonada pela Operação Rondon”, conta a estudante, que tem o objetivo de se tornar professora no Ensino Superior.

A estudante do curso de Direito Luana Santos de Deus, 24, embarca pela segunda vez na Operação Rondon Paraná (Fotos: Agência UEL).

O trabalho realizado na Operação Rondon Paraná é voluntário e os estudantes demonstram interesse em participar por meio da seleção coordenada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). As atividades envolvem demandas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste sentido, as ações que serão alvo do trabalho dos alunos da UEL irão focar em Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 10)

Os professores Patrick Luz (Departamento de Clínicas Veterinárias) e Weliton José da Silva (Biologia Geral) fazem parte do time de coordenadores, ao lado das docentes Diana Nara Ribeiro de Sousa (Química) e Fernanda Pinto Ferreira (Medicina Veterinária Preventiva). Os quatro tiveram a oportunidade de visitar os municípios para compreender quais são as principais demandas locais.

Operação Rondon Paraná 2024 contará com 19 alunos da UEL.

Weliton José e Patrick explicam que os alunos da UEL irão atuar no treinamento de professores para a identificação e o enfrentamento de desafios como a evasão escolar e gravidez na adolescência, além de violência doméstica, violência sexual e abuso de drogas. Já os estudantes da área de Medicina Veterinária irão orientar moradores que possuem gatos de estimação a prevenirem a esporotricose, doença que afeta também os humanos, causada por um fungo presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira.

Completam a lista de municípios atendidos neste edição as seguintes cidade: Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Mangueirinha, Marquinho, Mato Rico, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu e Virmond.