Projeto de Extensão da UEL leva Educação Ambiental às Instituições de Ensino Básico de Londrina

Projeto de Extensão da UEL leva Educação Ambiental às Instituições de Ensino Básico de Londrina

Iniciativa conta com apoio do Núcleo Regional de Educação de Londrina e proporciona a formação de docentes da rede pública e promove oficinas em colégios estaduais.

O ano de 2024 marcou o início do projeto de extensão “Educ-Ação Ambiental e Sustentabilidade”, elaborado a fim de preencher as lacunas presentes no trabalho de questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade no campo didático. Coordenado pela professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH) Claudia Lopes Nascimento, desde então o projeto tem desenvolvido ações integradas de extensão e pesquisa voltadas para a formação contínua de discentes e docentes de diferentes áreas do conhecimento e instituições.

Contando com apoio do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), a professora responsável explica que a iniciativa conta com momentos distintos. O primeiro, intitulado “Educ-Ação Ambiental e Sustentabilidade: Das Práticas de Multiletramentos às Ações de Responsabilidade Socioambiental no Ensino Básico”, envolveu dez encontros formativos, realizados entre os meses de abril e outubro em formato híbrido, com palestras lecionadas por profissionais de diferentes instituições. Figuram os temas abordados, o consumo consciente, as mudanças climáticas, o uso da arte na educação ambiental, dentre outros.

Representantes do NRE de Londrina, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea-PR) e a coordenadora do projeto, Claudia Lopes Nascimento. (Foto: arquivo pessoal).

No mais, segundo Claudia, o projeto também realiza encontros didáticos voltados para estudantes de escolas estaduais e desenvolvidos pelos próprios participantes do projeto. Na frente nomeada “Oficinas Itinerantes de Sustentabilidade e Resiliência do ensino superior ao básico e à sociedade”, os estudantes da iniciativa se deslocam até as instituições de Ensino Básico a fim de apresentar, de maneira prática, temáticas relacionadas à Educação Ambiental. Até então, participaram estudantes dos Colégios Estaduais Albino Feijó Sanches; João Sampaio; João Rodrigues e Willie Davids. Também integraram os encontros estudantes do curso de Direito (CESA) da UEL.

Em outubro, como parte da finalização do ciclo de palestras e com intuito apresentar os resultados do projeto, foi realizada a “I Mostra de Trabalhos e Oficinas de Sustentabilidade: Intersecções Entre o Ensino Superior e Básico”, a qual expôs as oficinas realizadas nas escolas e os trabalhos desenvolvidos por professores que integraram os encontros formativos. A cerimônia de encerramento ainda teve participação da reitora da UEL, professora Marta Favaro, e apresentação cultural de grupos Indígenas.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também