Cerimônia marca entrega dos certificados aos voluntários da Operação Rondon 2025

Cerimônia marca entrega dos certificados aos voluntários da Operação Rondon 2025

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), realizou a entrega dos certificados aos participantes da Operação Rondon 2025, em cerimônia na tarde desta terça-feira (26). Em um momento marcado pela descontração com as boas lembranças produzidas em duas semanas no Norte Pioneiro, a Proex recebeu a reitora da […]

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), realizou a entrega dos certificados aos participantes da Operação Rondon 2025, em cerimônia na tarde desta terça-feira (26). Em um momento marcado pela descontração com as boas lembranças produzidas em duas semanas no Norte Pioneiro, a Proex recebeu a reitora da UEL, professora Marta Favaro, ao lado de docentes, alunos e servidores, na Sala dos Conselhos.

Acompanhando a cerimônia, a reitora, Marta Favaro, destacou a importância das mais de 80 oficinas e ações extensionistas desenvolvidas pela UEL e que impactaram positivamente as vidas de mais de 30 mil moradores da Região Norte do Paraná. Para ela, cada atividade foi capaz de produzir em quem era atendido a sensação de acolhimento e de pertencimento a algo maior, definiu. 

“Muito orgulho do trabalho de vocês, pois as pessoas se sentiram pertencendo a algo maior. Então, há muita esperança em vocês porque as pessoas que abraçam este tipo de trabalho, um trabalho de entrega, fazem a diferença no mundo. Ocupam seus lugares de um jeito diferente para o mundo ficar melhor. É para termos esperança e eu acredito nisso”, disse a reitora. 

Em 2025, a Operação Rondon reuniu 286 universitários e 80 professores das sete instituições que compõem o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, além de universidades parceiras, em 14 municípios do Norte Pioneiro, tais como Leópolis, Nova Fátima, Nova América da Colina, Nova Santa Bárbara, Congonhinhas, Santa Amélia, São Sebastião da Amoreira, Rancho Alegre, Joaquim Távora, Guapirama e Itambaracá.

Reitora destaca o orguho da comunidade universtária pelo trabalho dos voluntários na Operação Rondon 2025. (Foto: Agência UEL).

Composta por um programa de ações multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, a operação promoveu oficinas e atividades sobre temas relacionados às Ciências Biológicas, Enfermagem, Direito, Educação Física, Farmácia, Geografia e Biblioteconomia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia e Saúde da Mulher. Somente a UEL foi responsável por 80 atividades, sendo todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Os municípios que receberam as ações foram escolhidos porque enfrentam inúmeros desafios em áreas como saúde pública, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e cultura, merecendo o investimento da ordem de R$ 2,7 milhões do Governo do Paraná injetados na Operação. A coordenação geral é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). 

Cerimônia marca entrega dos certificados aos voluntários na Operação Rondon 2025.
(Foto: Agência UEL).

Coordenador institucional da Operação Rondon, o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da UEL, professor Paulo Liboni, agradeceu aos colegas da Proex pelos inúmeros esforços empreendidos. “A começar pela pró-reitora, professora Zilda Andrade; ao Paulo Basoli que trabalha conosco na Divisão de Projetos; à Divisão de Gerenciamento Financeiro e Logística, o Lucas Felipe (Cabral Assis), que elaborou uma série de planilhas, controles, pediu orçamento aos professores porque tudo tem o trâmite de compra, então foi essencial. Outras pessoas que quero agradecer nominalmente são a nossa bolsista Natasha de Araújo Cezar e o Lucas Koity, agente de execução na Proex”, elencou o diretor. 

Ao mencionar os servidores da equipe, o diretor revelou que a Universidade Estadual de Londrina conseguiu executar mais de 95% dos recursos destinados ao custeio das ações na Operação Rondon destinados pela SETI. Desta forma, o investimento público serviu à população paranaense por meio da compra de equipamentos, insumos e materiais, e na contratação de serviços, como alimentação e logística. “Foi um sucesso do ponto de vista acadêmico e um sucesso do ponto de vista administrativo”, comemorou. 

Rondonistas 

A equipe da Universidade Estadual de Londrina contou com 20 estudantes e quatro professores, divididos entre os municípios de Barra do Jacaré e Quatiguá. Um destaque desta edição foi a estreia do Conjunto C, grupo formado por docentes e bolsistas de Jornalismo e Relações Públicas cuja missão foi realizar a comunicação institucional e a assessoria de imprensa de 100% das ações da Operação Rondon em 2025.  

Os docentes que atuaram como coordenadores dos dois grupos foram Fernanda Pinto Ferreira e Vinícius Antônio Hiroaki Sato, no Conjunto A; e Welinton José da Silva e Guilherme Schiess Cardoso, no Conjunto B. Já no comando da Comunicação por meio do Conjunto C estiveram presentes Zilda Aparecida Freitas de Andrade e Roberto Aparecido Mancuzo Silva Junior. 

Participaram das ações em Quatiguá os seguintes voluntários: Ana Carolina Ramos dos Santos, Cecília Marino da Costa, Geovana Oliveira dos Santos, Giovanna Garcia Pedroso, Letícia Camargo de Souza, Maria Eduarda Belo Caobianco, Maria Fernanda de Amorim Pereira, Pedro Augusto Veloso Santos, Rafaela Heloisa Lopes e Tayrine Cristina Bovo. 

Em Barra do Jacaré, os voluntários foram: Anikelly Caroline Lopes Leão Barbosa, Giovanna Rafaela Silva, Graziela Maísa Mesquita, Julia Reis Bittencourt, Lívia Stella Ausec Idalgo, Manoela Ribeiro Silva, Maria Gabriela Pereira, Milena Grizoste Recio, Otávio Luiz Muzzolon dos Reis e Victória Cristina Ferreira do Nascimento.  

Já o Conjunto foi formado por Ana Clara de Almeida Zotelli, Elissa Gebauer dos Santos, Giovanna Fumes Beneton, Leiliani Leticia Peschiera, Paulo Sergio Martins Junior, Pricila Nascente e Ruthe de Oliveira. 

(*Assessor Especial na Coordenadoria de Comunicação Social).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.