UEL participa do Dia da Sergipe 2025
UEL participa do Dia da Sergipe 2025
Universidade levará para o evento diversas atividades educativas e de serviço à populaçãoA Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), estará presente no “Dia da Sergipe 2025”, que neste ano chega à sua 14ª edição e será realizado neste sábado (20) das 9h às 14h. A participação da Universidade contará com várias atividades educativas, informativas, lúdicas, recreativas e de serviço à população.
Uma novidade em relação às participações anteriores da UEL será a presença do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Ciências Contábeis (NEPECC), que prestará informações à população sobre o MEI (Microempreendedor Individual), tais como: formalização de cadastro nas plataformas oficiais, como a do Gov.br; impostos e valores a pagar; emissão de notas fiscais; inadimplência e parcelamentos; e contratação de funcionários.
Os direitos das mulheres terão atenção especial com atividades vinculadas ao Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica da Delegacia da Mulher (Nuavidem) e do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE). Na área da infância e da juventude, a Universidade contará com o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), que prestará informações e orientações sobre tudo o que envolve os aspectos jurídicos relacionados ao tema. As crianças também terão espaço para se divertirem, já que a Ludoteca da UEL promoverá atividades vinculadas a jogos de tabuleiro, de habilidades (dardo, botão, corda), blocos de montagem, entre outras ações recreativas.
HU marcará presença
Como é de praxe, o Hospital Universitário da UEL (HU) também vai participar do “Dia da Sergipe 2025” através do Espaço Saúde, que visa levar à população as atividades de extensão desenvolvidas no hospital. Contando com a colaboração de equipes formadas por técnicos, residentes e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o HU levará ao evento várias atividades de prevenção e de promoção à saúde e ao bem-estar, tais como: medição de pressão arterial e testes de glicemia; informações sobre doação de sangue; orientações relacionadas à saúde bucal com atividades lúdicas voltadas ao público infantil; orientações a idosos sobre sarcopenia (enfraquecimento muscular); além de práticas integrativas e complementares em saúde, como dicas sobre auriculoterapia e aromaterapia.
Também está prevista em uma das tendas uma exposição com peças anatômicas de órgãos humanos acometidos por doenças, visando, por exemplo, esclarecimentos sobre o que acontece no coração após um infarto, onde ocorre o local exato do distúrbio. Outra atividade peculiar será apresentada pelo Centro de Assistência Toxicológica do HU (CiaTox), que levará animais peçonhentos, como o escorpião, oferecendo informações preventivas e de como agir em caso de ataques. Além disso, o Centro de Tratamento de Queimados do HU levará ao público infantil um jogo lúdico chamado “Fuja das Chamas” para prevenção a queimaduras.
Segundo a titular da Proex, Zilda Andrade, participar de um evento como este é de extrema relevância. “O Dia da Sergipe é uma oportunidade para a Universidade mostrar seus projetos, seja de ensino, pesquisa ou de extensão, além dos seus órgãos suplementares e de apoio. É uma oportunidade para demonstrar que a UEL está à disposição da população londrinense e da região em diversas áreas”, comenta.
A UEL estará presente no “Dia da Sergipe 2025” com seis tendas localizadas entre as ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas quais estarão cerca de 60 pessoas, entre estudantes, docentes e funcionários técnicos envolvidos, seja na organização, seja no atendimento direto à população, durante toda a duração do evento. A reitora Marta Favaro também estará presente circulando por entre todas as tendas da UEL.

Dia de cidadania
O “Dia da Sergipe 2025” oferecerá à população atividades gratuitas de cunho social, cultural e recreativo, tais como, exposições de trabalhos científicos, apresentações artísticas, serviços como corte de cabelo, atendimentos empresariais, desfiles de moda, cuidados cosméticos, entre outras atrações. A organização estima que comparecerão cerca de 50 mil pessoas ao evento, que ocupará cinco quadras da Rua Sergipe.
Criado para valorizar uma das ruas mais tradicionais do Centro de Londrina, o evento já faz parte do calendário oficial do município e do Paraná. A realização do “Dia da Sergipe 2025” é da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) – por meio do Programa Empreender e do Núcleo da Rua Sergipe – da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Proex também participa da organização do evento.